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AS IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR - MARIA AUXILIADORA LOPES
pelo aluno terão de apresentar certidões necessidade de organização de uma ação
criminais da Justiça federal e estadual ou educacional de construção de processo de
distrital. escolarização específico e diferenciado,
No entanto, diante dessa proposta, é im- voltado fundamentalmente para o fortale-
prescindível repensarmos alguns conceitos cimento e valorização das comunidades
de educação que socialmente construímos: Existe uma relação intrínseca entre edu-
“Ato ou processo de educar(-se), aplica- cação e escola, que é um espaço privile-
ção dos métodos próprios para assegurar a giado da construção coletiva do conheci-
formação e o desenvolvimento físico, inte- mento, da socialização dos indivíduos, do
lectual e moral de um ser humano; peda- preparo para o exercício da cidadania, da
gogia, didática, o ensino conjunto desses correção das desigualdades e da valoriza-
métodos; pedagogia, instrução, ensino” ção da diversidade.
(Educação | Michaelis On-line). Recentemente, a necessidade do distan-
“A educação pode ser definida como ciamento social, devido à pandemia da co-
sendo o processo de socialização dos in- vid-19, trouxe à tona algumas questões no
divíduos. Ao receber educação, a pessoa que se refere à saúde mental de crianças e
assimila e adquire conhecimentos. A edu- adolescentes que foram obrigados a per-
cação também envolve uma sensibilização manecer em casa.
cultural e de comportamento, onde as no- Uma pesquisa, realizada pelo Departa-
vas gerações adquirem as formas de se es- mento de Psicanálise com Crianças do Ins-
tar na vida das gerações anteriores.” (Con- tituto Sedes Sapientiae, atestou que, em
ceito de educação - O que é, Definição e tempos de isolamento compulsório, como o
Significado) que passamos por ocasião do acirramento
“Denomina-se educação o processo em da pandemia da covid-19, nossa população
que se adquirem competências e habilida- infantil e adolescente teve sua saúde mental
des.” (Brasil Escola) gravemente afetada, grande parte em de-
“ convicção, que a escola é fundamental
corrência da privação do convívio escolar.
Visionárias, as comunidades tradicionais
Os estudos e práticas afirmaram, com
para a educação de nossas crianças e ado-
A CRIANÇA NÃO PODE SER lescentes, mas, principalmente, para uma
saudável constituição psíquica.
Além disso, há as situações de crime de
PRIVADA DO CONVÍVIO abandono intelectual, violência doméstica
e abuso sexual contra crianças que as esco-
SOCIAL INDEPENDENTE DA las identificam e encaminham às instâncias
responsáveis.
O ser humano é um ser social, e o con-
VONTADE DE SEUS PAIS vívio com outras crianças e as interações
“ dável. A criança não pode ser privada do
são base para um desenvolvimento sau-
convívio social independente da vontade
entendem que existem educação e educa- de seus pais.
Será que o simples fato dos pais ou res-
ção escolar. ponsáveis terem nível superior ou técnico
Educação é aquela compreendida den- os habilita para o ensino de nossas crianças
tro de um processo mais amplo e cotidia- e adolescentes, considerando que a edu-
no, que faz cação escolar é um processo complexo e
parte de todos os grupos sociais, incluin- requer formação específica que leve os alu-
do relação com a família, entre pessoas, nos a desenvolverem competência e habili-
as gerações, as relações de trabalho e dades para seu pleno desenvolvimento in-
com o meio ambiente. É a educação própria telectual e social, observando os princípios
de determinados povos/comunidades. constitucionais, a base nacional comum e
Educação escolar é um recorte do pro- os princípios que orientam a educação bá-
cesso educativo mais amplo. Ela implica na sica brasileira?
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