Page 40 - Revista Política Democrática nº 44 - Junho/2022
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POVOS QUILOMBOLAS NO BRASIL: INVISIBILIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA POR DIREITOS - VERCILENE FRANCISCO DIAS



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                          Uma das maiores formas de resistência do povo negro, mas não a única, foram as
                              formações dos quilombos, para manter e reproduzir seu modo de vida

              Povos quilombolas no Brasil: invisibilidade,



                             resistência e luta por direitos






                   Racismo estrutural faz com que o exercício do direito seja vivido enquanto
                                        conflito e violência imediatos no país
                     A                                        espiritualidade e liberdade para a produ-
                             sociedade brasileira  pouco sabe  terminado lugar, com identidade cultural,
                             sobre a história e resistência ne-
                             gra quilombola no Brasil. Isso é  ção e reprodução de práticas inspiradas na
                             fruto da invisibilidade da luta e  ancestralidade.
                     resistência negra por direitos. Durante a   Os quilombos ou remanescentes das
                     colonização do país, milhares de pessoas  comunidades dos quilombos são grupos
                     negras foram trazidas da África para serem  sociais remanescentes de pessoas afrodes-
                     escravizadas aqui, tratadas como objetos,  cendentes com identidade étnica própria,
                     desumanizadas e submetidas  a todos os  ou seja, uma ancestralidade comum e for-
                     tipos de maus-tratos. O povo negro resis-  mas de organização política e social, ele-
                     tiu. Uma das maiores formas de resistên-  mentos linguísticos, religiosos e culturais
                     cia, mas não a única, foram as formações  que os singulariza, distinguindo do restan-
                     dos quilombos, para manter e reproduzir  te da sociedade (Decreto nº 4887/2003).
                     seu modo de vida característico em um de-  Trata-se de um processo histórico de luta



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