Page 49 - Revista Política Democrática nº 44 - Junho/2022
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LILIA LUSTOSA - TOP GUN: MAVERICK – UM VOO DE NOSTALGIA

                     optou por manter a estética e o estilo de “

                     por sua aptidão no uso da computação
                     gráfica – Tron: O Legado (2010) e Oblivion
                     (2013) –, desta feita, o diretor americano

                     seu  predecessor,  Tony  Scott,  filmando  in   TOP GUN 2 TRAZ À TONA
                     tura são exatamente como as do primeiro  VELHOS SENTIMENTOS,
                     loco, sem fundo verde. As cenas de aber-
                     filme, incluindo a fonte utilizada para apre-
                     sentar os créditos. Kosinski parece não ter   FANTASMAS E MEDOS,
                     querido deixar dúvidas sobre a filiação de
                     po, bela homenagem ao diretor britânico  ALÉM DE PROPOR
                     seu Top Gun, prestando, ao mesmo tem-

                     que tirou sua própria vida em 2012. Ko-
                     sinski agrega, porém, verniz de moderni-  UMA REFLEXÃO SOBRE
                     dade ao filme, aliando o que há de melhor
                     daqueles tempos. Em Top Gun: Maverick,  A MATURIDADE E A
                     na tecnologia atual ao realismo do cinema
                     os atores voam mesmo! Não é CGI. E mais,
                     eles filmam também, já que nem diretor   PASSAGEM DO TEMPO
                     nem cinegrafista podiam acompanhá-los
                     nos voos.
                       Para que os atores pudessem enfrentar                                         “
                     tantos desafios, o próprio Maverick – ops!
                     Tom Cruise – preparou um boot camp de
                     três meses para deixar todos no ponto para   na, a Top Gun. Por seu temperamento, vai
                     subir nos aviões. Kosinski, por sua vez, ins-  acumulando inimigos e perdendo oportu-
                     talou quatro câmeras dentro de cada jato,   nidades na carreira. Para piorar a situação,
                      “                                       ba perdendo seu melhor amigo e parceiro
                                                              em um momento de rebeldia aérea, aca-
                                                              de voo, Nick “Goose” Bradshaw (Anthony
                                                              Edwards). Uma ferida difícil de cicatrizar e
                     AS SEQUÊNCIAS DE VOOS                    que vai apagar um pouco a chama de re-
                                                              beldia de Pete “Maverick” Mitchell.
                                                                No filme atual, o capitão Maverick é um
                     SÃO DE TIRAR O FÔLEGO                    piloto de testes, estagnado na carreira e na
                                                           “  escolhida para uma missão quase impos-
                                                              vida. Ele é chamado para treinar a equipe
                                                              sível. Os seis pilotos selecionados da Top
                                                              Gun terão que eliminar um inimigo que
                                                              não tem cara (russos, chineses?). Entre eles
                     duas viradas para os atores e duas para  está Bradley “Rooster” Bradshaw (Miles
                     fora, e ainda lançou mão de drones e avi-  Teller), filho de seu amigo Goose. Maverick
                     ões com a equipe de filmagem voando ao  vai viver um dilema: treinar o rapaz para
                     lado dos protagonistas. Uma proeza de re-  que ele participe dessa missão suicida ou
                     alização e, sobretudo, de montagem, pon-  eliminá-lo do grupo, protegendo sua vida,
                     to alto do filme. As sequências de voos são  mas  impedindo-o,  com  isso,  de  alcançar
                     de tirar o fôlego. Super-realistas e editadas  seus sonhos?
                     à perfeição para fazer os espectadores voa-  Top Gun 2 traz à tona velhos sentimen-
                     rem junto naqueles caças supersônicos.   tos, fantasmas e medos, além de propor
                       O roteiro, talvez, seja o ponto mais fraco  uma reflexão sobre a maturidade e a pas-
                     do longa. Mas isso já era no original. Afi-  sagem do tempo. Não que Maverick tenha
                     nal, a trama de Top Gun 1 é bem simples:  perdido a rebeldia, mas agora ela é mais
                     piloto rebelde, com muito talento, mas que  pensada, contida, controlada. As trans-
                     não gosta de obedecer às ordens. Entra  formações físicas também têm destaque.
                     para a equipe de elite da Marinha america-  Nesse quesito, um momento especial é a




        JUNHO  2022                             REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                                    49
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