Page 35 - Revista Política Democrática nº 45 - Julho/2022
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REPORTAGEM ESPECIAL
Foto: Reprodução/3MIND
“O canal de denúncia não pode ser apenas um repositório de queixas”,
alerta o consultor de empresas Richard Lemos
reforçar esses detalhes junto aos funcio- serão tomadas imediatamente. “Isso vai
nários. Depois, segundo ele, as pessoas fazer com que mulheres e homens se
precisam ficar muito à vontade para en- sintam mais seguros por um lado e, tam-
tender que existe um lugar em que elas bém, vai desestimular os assediadores”,
podem reportar abusos. “É fundamental ponderou Lemos.
criar essa confiança. Não adiantar o pro- O segundo pilar é a questão do report.
fissional denunciar, e os gestores jogarem As pessoas têm que ter confiança no re-
para debaixo do tapete e fingirem que o port, saber que serão ouvidas e que suas
problema está resolvido”, alertou. denúncias serão levadas em considera-
Consultores de mercado destacam ção. “Isso nos leva para o terceiro ponto,
três pontos que consideram importantes que é a apuração: as funcionárias pre-
para boas práticas. O primeiro é chama- cisam saber que a denúncia está sendo
do de balanço de consequência. Quando investigada e que essa investigação será
uma denúncia acontece, é preciso que a levada a cabo. O canal de denúncia não
empresa mostre que não vai aturar situ- pode ser apenas um repositório de quei-
ações desse tipo e que medidas punitivas xas”, acrescentou o CEO.
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