Page 15 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
P. 15
MARCO MARRAFON - ENTREVISTA ESPECIAL
“ dele, com a língua dele, mas é um vídeo to-
talmente falso, feito por computação gráfi-
ca. Fica difícil discernir o que é falso do que
é verdadeiro, o virtual do real.
CAPTAM-SE DADOS EM TODOS
No início desta terceira década, a ma-
OS LUGARES E CONSTRÓI- nipulação e o controle social se tornaram
dramaticamente eficazes.
SE UMA ESPÉCIE DE AVATAR brasileiro deste ano, o TSE enfrenta dois
RPD: Com relação ao processo eleitoral
quando se pensa na primeira fase, se pensa “ problemas em dois planos. Luta pela vali-
HUMANO VIRTUAL
dação do sistema eleitoral pela internet e,
também, pela lisura das urnas eletrônicas
que não estão no sistema. As teorias que
ralizar a democracia via desqualificação da
num processo de liberdade e autonomia, combatem essas bandeiras visam a desmo-
urna eletrônica?
com as pessoas produzindo conteúdo e ex-
pressando seus anseios a partir de suas ne- MM: Chama-me a atenção a excessiva
cessidades, suas demandas: demandas por horizontalidade nos debates na rede, ou
mais democracia, demandas por mais direi- seja, não importa se a pessoa é um profes-
tos. As redes absorvem, assim, esse conte- sor-doutor, especialista na área, ou é uma
údo e lhes dão grande potencial. Além do pessoa que meramente pratica um achis-
Brexit, pode-se ser mencionada a eleição mo, uma opinião. Tudo isso tem levado a
americana do Barack Obama, que refletiu quê? A um modelo de produção de “su-
essa tendência da ágora virtual, de um de-
bate democrático, de “nós podemos”; na
sequência, após o mandato do Obama, “
a eleição de Trump significa um turning
point, a mutação de todo processo, quan-
do já havia estudos da Cambridge Analíti- NO INÍCIO DESTE TERCEIRA
ca, da Inteligência Russa, de como utilizar
esse instrumental não mais para uma ma- DÉCADA, A MANIPULAÇÃO
nifestação voluntária, mas para uma mani-
festação manipulada, inclusive direcionada E O CONTROLE SOCIAL SE
e individualizada, o que eles chamam na
comunicação de microtargeting. Por exem- TORNARAM DRAMATICAMENTE
sanduíche ou é torcedora de um time de EFICAZES
plo: se uma pessoa gosta de determinado
futebol, irá receber propagandas alusivas a “
esse tema. Na esfera política, pode-se até
relacionar isso com as preferências por esse
ou aquele candidato postos saberes”, que é um modelo muito
O processo que se delineia na segunda mais reativo, instintivo, baseado em gritos,
década deste século XXI tornou-se super em memes, em slogans, um modelo que
incisivo e potente. Falamos de um momen- chamo de democracia de slogans, usando
to em que nós já temos o deep learning, microelementos que fazem falsas compara-
uma inteligência artificial muito avançada ções que são impulsionadas pelas redes so-
e com grande capacidade de processa- ciais e seus instrumentos de comunicação.
mento, que torna possível o famoso deep Nesse contexto, as urnas eletrônicas têm
fake que não existia cinco, seis anos sofrido ataque maciço, baseado em infor-
atrás. O que é o deep fake? Literalmente é mações distorcidas, já há algum tempo. Os
aquele fake profundo, sofisticado, em que cidadãos acabam acreditando nesses fakes
você vai ver um videoclipe com o candidato e reagem em sua defesa. Isso não chega a
falando, com a voz dele, com o sotaque surpreender porque o modelo de transmis-
MAIO 2022 REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA 15