Page 13 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
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MARCO MARRAFON - ENTREVISTA ESPECIAL




                            outor e mestre em Direito do Es-  lismo de  vigilância, o ciberpopulismo e o
                            tado pela Universidade Federal  papel da educação como “chave da trans-
                            do Paraná (UFPR) com estudos  formação e da liberdade”. A seguir, confira
                    Ddoutorais na Università deli Studi  os principais trechos da entrevista.
                     Roma Tre, o advogado Marco Marrafon          
                     ressalta a capacidade de as redes sociais   Revista Política Democrática Online
                     influenciarem nas eleições. Por outro lado,  (RPD): Os analistas políticos parecem coin-
                     vê com bons olhos a tentativa do Tribunal  cidir na teoria de que, hoje em dia, os elei-
                     Superior Eleitoral (TSE) de “tentar coibir”  tores mais influentes são as redes sociais.
                     as fakes news, uma questão que, segundo  Ilustram com um voto a favor do Brexit e
                     ele, deve receber enfrentamento global.  a eleição do Trump. Essa teoria, se proce-
                       “As redes sociais têm, de fato, hoje,  dente, poderá afetar as eleições no Brasil?
                     o condão de modificar eleições e moldar  E, em caso afirmativo, que modificação ou
                     comportamentos”, afirma Marrafon, que é  distorção teria no processo democrático
                     professor de Direito e Pensamento Político  brasileiro?    
                     na Universidade Estadual do Rio de Janeiro
                     (Uerj) e entrevistado especial desta 43ª edi-  Marco Marrafon (MM): Essa é uma
                     ção da revista Política Democrática online  questão muito relevante. As redes sociais
                     (maio/2022). Ele observa, ainda, que a in-  têm,  de  fato,  hoje,  o  condão  de  modifi-
                     teligência artificial avançada já torna possí-  car eleições e moldar comportamentos.
                     vel o deep fake, ou “fake sofisticado”.  Trata-se de um modelo que está se dese-
                       Para se ter uma ideia, como o entrevista-  nhando no contexto da sociedade de con-
                     do exemplifica, “você vai ver um videoclipe  trole: é o que se chama no mundo ocidental
                     com o candidato falando, com a voz dele, o  de capitalismo de vigilância, que é, na ver-
                     sotaque dele, a língua dele, mas é um vídeo  dade, o velho capitalismo com uma atuali-
                     totalmente falso, feito por computação grá-  zação para instrumentalização dos dados
                     fica”. “Fica difícil discernir o que é falso do  pessoais para a manipulação das pessoas. A
                     que é verdadeiro, o virtual do real”, acentua.  professora Shoshana Zuboff cunhou o ter-
                       Ex-secretário de Planejamento (2015-   mo e escreveu um livro sobre capitalismo de
                     2016) e de Educação (2016-2018) no Go-   vigilância, para, justamente, denunciar esse
                     verno do Estado de Mato Grosso (gestão  processo de uma nova corrida do ouro. Uma
                     2015-2018), Marrafon observa, também,  corrida do ouro que seria uma corrida por
                     que “as urnas eletrônicas têm sofrido ata-  dados. Quando o Elon Musk compra o Twit-
                     que maciço, já há algum tempo”, mas é en-  ter por 44 bilhões, ele não está comprando
                     fático ao dizer que são totalmente confiáveis  a infraestrutura do Twitter; está comprando
                     e descarta “risco de fraudes eleitorais”.  os  dados  dos  usuários do  Twitter  e o  que
                       Ele, que também é ex-presidente execu-  se  pode  fazer com isso. Captam-se dados
                     tivo e membro da Academia Brasileira de  em todos os lugares e constrói-se uma es-
                     Direito Constitucional (ABDConst), aborda  pécie de avatar humano virtual. A partir daí
                     o caso de Elon Musk e Twitter, o capita-  eles têm uma base muito grande para mani-
                     “                                        sive fisicamente, fazendo as pessoas irem a
                                                              pular o comportamento das pessoas, inclu-

                                                              diversos lugares. A experiência primeira que
                                                              demonstrou esse processo foi aquele jogui-
                                                              nho chamado Pokémon Go, onde se con-
                      AS REDES SOCIAIS TÊM, DE
                                                              a frente de um McDonald's, se quisessem.   
                      FATO, HOJE, O CONDÃO DE                 segue levar, por exemplo, mil pessoas para
                                                                Na  primeira  década  deste  século  XXI,
                                                              tínhamos uma perspectiva da construção
                      MODIFICAR ELEIÇÕES E MOLDAR             das redes sociais e da internet como uma
                                                           “  conteúdo, mas, ao mesmo tempo, sou pro-
                                                              nova ágora virtual porque a lógica das re-
                      COMPORTAMENTOS                          des era para ser dialógica: sou receptor de

                                                              dutor de conteúdo. Essa dialogia é diferen-
                                                              ciada e não se confunde com a indústria




       MAIO  2022                               REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                                    13
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