Page 20 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
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ENTREVISTA ESPECIAL - MARCO MARRAFON
“ para justificar que nós, estudiosos das hu-
É o mesmo raciocínio que se esticaria
manidades, tivéssemos, por isso, condições
de nos metermos na física nuclear e opinar
A EDUCAÇÃO É, POIS, A CHAVE
DA TRANSFORMAÇÃO E DA sobre os procedimentos de segurança de
uma usina nuclear, ou mesmo um estudio-
so de filosofia supor estar habilitado para
LIBERDADE PORQUE, COM opinar sobre a pilotagem de um jato em
pleno ar. A horizontalidade cultural é, sem
EDUCAÇÃO, SE PODE EXERCER dúvida, muito perniciosa para o desenvol-
vimento do conhecimento humano.
RESPONSABILIDADE; NÃO
RPD: Seus comentários esclarecem, em
HÁ LIBERDADE SEM parte, a propensão contraintuitiva da ciên-
“ a vacina é a mais poderosa arma contra a
cia. Como poderia ser traduzido, por meio
RESPONSABILIDADE. de veículos de massa como a internet, o
consenso praticamente universal de que
covid-19, para desmontar a visão simplista
e negacionista de suas benesses para qual-
Além dos dados, a manipulação pode quer programa sério de saúde pública?
ocorrer de maneira direta, com fomento de
desejos e até mesmo com a imposição de MM: O primeiro obstáculo seria com-
comandos ao cérebro conectado com chip. bater a irresponsabilidade de quem faz
Todo esse contexto nos assusta, pelo propagandas irrestritas de oposição à vaci-
que pode significar manipulação huma- nação. É irresponsável tomar um problema
na. No campo da política, basta imaginar complexo e dele extrair um possível aspec-
o movimento que chamamos, hoje, de ci- to, em geral negativo, que sempre chama
berpopulismo, que consiste justamente na mais a atenção e construir uma comunica-
utilização irrestrita da tecnologia de bots, ção distorcida, falsa, mas eficaz, talvez por,
memes etc., para levar ao máximo o popu- de alguma maneira, dirigir-se aos instintos
lismo em sua maneira mais rasteira, com e preconceitos humanos. Para agravar o
discursos de ódio às instituições e celebra- quadro, nosso processo educativo não nos
ção da ignorância em torno de pautas que deu instrumentos para perceber essas di-
nos tentam convencer ao regresso do pas- ferenças porque não se trata de educação
sado, a essência dos discursos autoritários. meramente formal, se trata mesmo de edu-
O ciberpopulismo se nutre da deslegi- cação política, análise lógica e sabedoria
timação de toda autoridade, da perda de para a vida. É um processo que não atinge
poder, do repúdio e rejeição às instituições, somente pessoas analfabetas ou que não
de discursos fáceis dos líderes e, ao mes- tiveram acesso à escola. Atinge universi-
mo tempo, da simplificação exagerada de tários, doutores, a classe média bastante
questões complexas, aproveitando-se da bem formada. Daí porque é fundamental
falta de interesse em parar para pensar a que a cultura e a ciência apresentem seus
complexidade dos problemas e do frontal argumentos de maneira mais acessível.
ataque à cultura e à ciência. Mas isso, por si, não resolve. É necessário
Para que esse discurso alcance o alvo, o que haja uma mudança e amadurecimento
líder populista, na pior acepção do termo, educacional para que as pessoas coloquem
vai em geral buscar na metáfora de fute- em xeque as milhares de informações que
bol ou em caricaturas de casamento, os recebem e possam investigar com maior
atrativos para se comunicar com as mas- profundidade a veracidade ou não das
sas de maneira imediata. Isso deslegitima mensagens recebidas.
o pensamento institucional, o pensamen-
to que respeita as diferenças e valoriza a SAIBA MAIS SOBRE O ENTREVISTADO
já comentada horizontalização à base da
seguinte ideia: “ah, todos somos iguais MARCO MARRAFON
para falar qualquer besteira na internet”.
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