Page 10 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
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SERGIO DENICOLI - TWITTER, MUSK E A ECONOMIA DA ATENÇÃO
                     “                                        atitude, mas com alegações de que o ex-pre-



                                                              sidente dos EUA violou as normas das redes.
                                                                Diante desse fato, um dos mais bem-su-
                                                              cedidos empresários do mundo, com grande
                      A INTELIGÊNCIA
                                                              mestre em  atuar na  economia da  atenção,
                      ARTIFICIAL HOJE É                       capital social, interessado em holofotes, e um
                                                              resolveu lançar parte da sua fortuna para
                                                              estabelecer um novo marco do que entende
                                                              como liberdade de expressão e faturar mais,
                      PERFEITAMENTE CAPAZ DE  claro. Elon Musk fez uma oferta de aquisição
                      IDENTIFICAR PERFIS COM                  do Twitter, que balançou o mercado.
                                                                Os influencers que compartilham a ideia
                      COMPORTAMENTOS NÃO                      de censura dos conservadores comemora-
                                                              ram. Mas Elon Musk foi além, ao anunciar
                                                              que o negócio ainda não estava fechado,
                      HUMANOS                              “  por conta dos robôs que atuam no Twit-
                                                              ter. O bilionário já disse que quer acabar
                                                              com os bots e vê a presença deles de for-
                                                              ma negativa. Os robôs atuam de forma a
                                                              viralizar interesses de quem os opera. É
                       O mercado da atenção se tornou intenso  um efeito colateral da digitalização e uma
                     e passou a modular o pensamento de mui-  falha no caminho da liberdade apregoada.
                     tas pessoas, por vezes operando dentro de   É preciso concordar com Musk nesse
                     bolhas  específicas,  mas,  frequentemente,  ponto. Por mais polêmico que seja, ele vê os
                     abrangendo as mais diversas bolhas, que pas-  robôs como um problema. Afinal, esse ins-
                     sam a replicar informações dos influencers.   trumento parece ser algo feito para as mas-
                       A coisa se tornou tão avassaladora que co-  sas. Ou seja, por trás dos bots, há um velho
                     meçaram a surgir robôs para replicar conteú-  conhecido operando as máquinas, com uma
                     do. Hoje, 60% do tráfego da internet brasilei-  velha estratégia, que já não cabe na realida-
                     ra é robotizado. Mas há um tipo de robô, que  de da fase madura da comunicação.
                     chamo de “perfil de interferência”, diferente
                     de um e-mail marketing. São os bots, que se
                     passam por humanos, com o objetivo de in- “
                     terferir na opinião pública.
                       Eles acabaram se tornando um grande pro-
                     blema para as empresas que operam as redes   OS INFLUENCERS
                     sociais, pois, ao mesmo tempo que geram
                     ativos, são armas que podem ser utilizadas  QUE COMPARTILHAM
                     tráfego e ampliam os números de “usuários”
                     para ataques e difusão de desinformação.
                       Por muito tempo, essas redes ou negaram   A IDEIA DE CENSURA
                     a existência dos bots ou afirmaram categori-
                     camente que atuavam para eliminá-los. Algo   DOS CONSERVADORES
                     pouco provável, pois a inteligência artificial
                     hoje é perfeitamente capaz de identificar per-  COMEMORARAM
                     fis com comportamentos não humanos.                                           “
                       Esse debate recentemente foi suplantado
                     pelas discussões acaloradas sobre liberdade
                     de expressão nas redes. Algo que se projetou
                     sobre as disputas ideológicas da política. Pes-  O antídoto está nas mãos das empresas
                     soas identificadas com a direita passaram a   de tecnologia, e a queda vertiginosa das
                     acusar algumas redes de censurar vozes con-  ações do Twitter, após as ponderações do
                     servadoras. O ápice foi o banimento de Do-  seu possível comprador, nos revela que o fu-
                     nald Trump do Twitter, Instagram e Facebook,   turo desejado pelo mercado é aquele mode-
                     sem um processo legal que respaldasse tal   rado pelas pessoas, para o bem e para o mal.




       10                                       REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                            MAIO  2022
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