Page 10 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
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SERGIO DENICOLI - TWITTER, MUSK E A ECONOMIA DA ATENÇÃO
“ atitude, mas com alegações de que o ex-pre-
sidente dos EUA violou as normas das redes.
Diante desse fato, um dos mais bem-su-
cedidos empresários do mundo, com grande
A INTELIGÊNCIA
mestre em atuar na economia da atenção,
ARTIFICIAL HOJE É capital social, interessado em holofotes, e um
resolveu lançar parte da sua fortuna para
estabelecer um novo marco do que entende
como liberdade de expressão e faturar mais,
PERFEITAMENTE CAPAZ DE claro. Elon Musk fez uma oferta de aquisição
IDENTIFICAR PERFIS COM do Twitter, que balançou o mercado.
Os influencers que compartilham a ideia
COMPORTAMENTOS NÃO de censura dos conservadores comemora-
ram. Mas Elon Musk foi além, ao anunciar
que o negócio ainda não estava fechado,
HUMANOS “ por conta dos robôs que atuam no Twit-
ter. O bilionário já disse que quer acabar
com os bots e vê a presença deles de for-
ma negativa. Os robôs atuam de forma a
viralizar interesses de quem os opera. É
O mercado da atenção se tornou intenso um efeito colateral da digitalização e uma
e passou a modular o pensamento de mui- falha no caminho da liberdade apregoada.
tas pessoas, por vezes operando dentro de É preciso concordar com Musk nesse
bolhas específicas, mas, frequentemente, ponto. Por mais polêmico que seja, ele vê os
abrangendo as mais diversas bolhas, que pas- robôs como um problema. Afinal, esse ins-
sam a replicar informações dos influencers. trumento parece ser algo feito para as mas-
A coisa se tornou tão avassaladora que co- sas. Ou seja, por trás dos bots, há um velho
meçaram a surgir robôs para replicar conteú- conhecido operando as máquinas, com uma
do. Hoje, 60% do tráfego da internet brasilei- velha estratégia, que já não cabe na realida-
ra é robotizado. Mas há um tipo de robô, que de da fase madura da comunicação.
chamo de “perfil de interferência”, diferente
de um e-mail marketing. São os bots, que se
passam por humanos, com o objetivo de in- “
terferir na opinião pública.
Eles acabaram se tornando um grande pro-
blema para as empresas que operam as redes OS INFLUENCERS
sociais, pois, ao mesmo tempo que geram
ativos, são armas que podem ser utilizadas QUE COMPARTILHAM
tráfego e ampliam os números de “usuários”
para ataques e difusão de desinformação.
Por muito tempo, essas redes ou negaram A IDEIA DE CENSURA
a existência dos bots ou afirmaram categori-
camente que atuavam para eliminá-los. Algo DOS CONSERVADORES
pouco provável, pois a inteligência artificial
hoje é perfeitamente capaz de identificar per- COMEMORARAM
fis com comportamentos não humanos. “
Esse debate recentemente foi suplantado
pelas discussões acaloradas sobre liberdade
de expressão nas redes. Algo que se projetou
sobre as disputas ideológicas da política. Pes- O antídoto está nas mãos das empresas
soas identificadas com a direita passaram a de tecnologia, e a queda vertiginosa das
acusar algumas redes de censurar vozes con- ações do Twitter, após as ponderações do
servadoras. O ápice foi o banimento de Do- seu possível comprador, nos revela que o fu-
nald Trump do Twitter, Instagram e Facebook, turo desejado pelo mercado é aquele mode-
sem um processo legal que respaldasse tal rado pelas pessoas, para o bem e para o mal.
10 REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA MAIO 2022