Page 13 - Política Democrática
P. 13
REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA BABALAWÔ IVANIR DOS SANTOS - TOLERÂNCIA X INTOLERÂNCIA 11
Tolerância x Intolerância
A tolerância, segundo Bobbio, nasce assim, no século XVI, como uma tentativa de
convivência pacifica entre as denominações religiosas cristãs dentro dos recém-formados
Estados modernos. Intolerância baseia-se na certeza de se ter a verdade absoluta
SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR: BABALAWÔ IVANIR DOS SANTOS WWW.FUNDACAOASTROJILDO.COM.BR
Foto: Vincenzo Cottinelli quero fazer alguns comentários. O autor vítima de violência psicológica, patrimonial
desenvolveu considerações a respeito dos e/ou física por causa de sua escolha reli-
conceitos de tolerância, intolerância e giosa, isso se configura como intolerância.
discriminação religiosa, assinalando que Aqui podemos exemplificar o caso da meni-
podem ser interpretados como antônimos, na Kaylane, de apenas de 11 anos de idade,
entre tolerância e intolerância, ou sinôni-
14 de junho de 2015, e apedrejada após
mos, no caso de intolerância e discrimi- que foi vítima de intolerância religiosa, em
nação religiosa, por isso, são passíveis de sair de um culto candomblecista. Esse fatí-
múltiplos sentidos e interpretações. dico episódio de intolerância religiosa não
Bobbio analisa que o significado histó- é exclusivo dentro da história das persegui-
Em A era do direito, Noberto Bobbio, rico da noção predominante de tolerân- ções sobre as minorias religiosas no Brasil.
desenvolveu considerações a respeito dos cia se refere ao problema da convivência, Entretanto, mesmo diante destas
conceitos de tolerância, intolerância e
discriminação religiosa provocada principalmente após a ruptu- configurações, precisamos ressaltar
ra entre cristãos católicos e o cisma pro- que entre tolerância, intolerância e dis-
Venho refletindo ao longo dos últi- testante. A tolerância nasce, no século criminação religiosa estão a liberdade
mos dez anos, percorrendo vários luga- XVI como uma tentativa de convivência religiosa e o sentimento religioso. E é
res no Brasil e no exterior dando palestra pacifica entre as denominações religio- possível, dentro das nossas liberdades,
e propondo trabalhos dentro e fora dos sas cristãs dentro dos recém-formados tolerar uma religião e ao mesmo tempo
muros acadêmicos, sobre os temas tole- Estados modernos. No mesmo esteio, o discriminá-la, mas é possível também,
rância e intolerância na nossa socie- autor aponta que a intolerância se baseia dentro das nossas liberdades, comba-
dade. Confesso que não é uma tarefa na certeza de se possuir a verdade abso- ter a intolerância e ao mesmo tempo
muito simples, pois a primeira inda- luta, seja do ponto de vista religioso ou sentir-se “no direito” em não querer
gação que vem à mente é “Somos ou social, caracterizada por procedimentos conviver com os outros que professem
não somos um país tolerante?”. Nes- de exclusão e de perseguição. Já a discri- crenças diferentes, pois somos frutos
sa linha, embalada principalmente por minação religiosa, pode ser entendida e das configurações sociais e históricas.
Platão, Maquiavel, Antonio Gramisc, interpretada como um tratamento desi- E historicamente, no caso das religiões
E.P. Thopsom, Achille Mbembe, James gual, que pode ser ocasionado ou pro- de matrizes africanas, a violência sim-
Scott, autores que não necessariamente porcionado pelo preconceito racial, de bólica as estigmatiza e as desqualifica,
escrevem sobre o tema mas nos con- gênero, classe social, ou religião. fomentando perseguições e tentativas
duzem a pensar sobre os processos das de cerceamento à liberdade religiosa,
resistências históricas, fui muitas vezes Estado que vêm crescendo a cada dia em nos-
levado a refletir sobre os movimentos so país. Por isso, precisamos compre-
que ainda fazemos, enquanto socieda- Quando o Estado brasileiro concede ender que o diálogo é essencial para a
de, sobre a ideia de nação democrática. permissão para a exibição de crucifixos construção de uma sociedade onde a
Nessa busca, acabei me debruçando e bíblias em prédios e repartições públi- diversidade, a liberdade, a pluralidade,
em referências, em fontes arquivísticas, cas, mas não para atabaques ou símbolos a humanidade, a alteridade, o respeito,
teses e dissertações acadêmicas, que me sagrados das religiões de matrizes africa- a equidade e a tolerância se constituem
pudessem guiar para o entendimento nas, está praticando clara discriminação nos pilares de sustentação do verdadei-
dos conceitos de Tolerância e Intolerância. religiosa, pois trata de maneira desigual os ro estado democrático de direito.
Fui, então, apresentado à obra A era do grupos religiosos, colocando em cheque a Que possamos caminhar, juntos,
direito, de Noberto Bobbio, sobre a qual laicidade do Estado. Quando uma pessoa é todos os dias em prol das liberdades!