Page 13 - Política Democrática
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REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                   BABALAWÔ IVANIR DOS SANTOS - TOLERÂNCIA X INTOLERÂNCIA  11



        Tolerância x Intolerância





        A tolerância, segundo Bobbio, nasce assim, no século XVI, como uma tentativa de
        convivência pacifica entre as denominações religiosas cristãs dentro dos recém-formados
        Estados modernos. Intolerância baseia-se na certeza de se ter a verdade absoluta



                  SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR: BABALAWÔ IVANIR DOS SANTOS          WWW.FUNDACAOASTROJILDO.COM.BR


       Foto: Vincenzo Cottinelli            quero fazer alguns comentários. O autor  vítima de violência psicológica, patrimonial
                                            desenvolveu considerações a respeito dos  e/ou física por causa de sua escolha reli-
                                            conceitos de tolerância, intolerância e  giosa, isso se configura como intolerância.
                                            discriminação religiosa, assinalando que  Aqui podemos exemplificar o caso da meni-
                                            podem ser interpretados como antônimos,  na Kaylane, de apenas de 11 anos de idade,
                                            entre tolerância e intolerância, ou sinôni-
                                                                                14 de junho de 2015, e apedrejada após
                                            mos, no caso de intolerância e discrimi-  que foi vítima de intolerância religiosa, em
                                            nação religiosa, por isso, são passíveis de  sair de um culto candomblecista. Esse fatí-
                                            múltiplos sentidos e interpretações.   dico episódio de intolerância religiosa não
                                              Bobbio analisa que o significado histó-  é exclusivo dentro da história das persegui-
          Em A era do direito, Noberto Bobbio,   rico da noção predominante de tolerân-  ções sobre as minorias religiosas no Brasil.
          desenvolveu considerações a respeito dos   cia se refere ao problema da convivência,   Entretanto, mesmo diante destas
          conceitos de tolerância, intolerância e
          discriminação religiosa           provocada principalmente após a ruptu-  configurações,  precisamos  ressaltar
                                            ra entre cristãos católicos e o cisma pro-  que entre tolerância, intolerância e dis-
          Venho refletindo ao longo dos últi-  testante. A tolerância nasce, no século  criminação  religiosa  estão  a  liberdade
        mos dez anos, percorrendo vários luga-  XVI como uma tentativa de convivência  religiosa e o sentimento religioso. E é
        res no Brasil e no exterior dando palestra   pacifica entre as denominações religio-  possível, dentro das nossas liberdades,
        e propondo trabalhos dentro e fora dos   sas cristãs dentro dos recém-formados  tolerar uma religião e ao mesmo tempo
        muros acadêmicos, sobre os temas tole-  Estados modernos. No mesmo esteio, o  discriminá-la, mas é possível também,
        rância e intolerância na nossa socie-  autor aponta que a intolerância se baseia  dentro das nossas liberdades, comba-
        dade. Confesso que não é uma tarefa   na certeza de se possuir a verdade abso-  ter a intolerância e ao mesmo tempo
        muito simples, pois a primeira inda-  luta, seja do ponto de vista religioso ou  sentir-se “no direito” em não querer
        gação que vem à mente é “Somos ou   social, caracterizada por procedimentos  conviver com os outros que professem
        não somos um país tolerante?”.  Nes-  de exclusão e de perseguição. Já a discri-  crenças diferentes, pois somos frutos
        sa linha, embalada principalmente por   minação religiosa, pode ser entendida e  das configurações sociais e históricas.
        Platão, Maquiavel, Antonio Gramisc,   interpretada como um tratamento desi-  E historicamente, no caso das religiões
        E.P. Thopsom, Achille Mbembe, James   gual, que pode ser ocasionado ou pro-  de matrizes africanas, a violência sim-
        Scott, autores que não necessariamente   porcionado pelo preconceito racial, de  bólica as estigmatiza e as desqualifica,
        escrevem sobre o tema mas nos con-  gênero, classe social, ou religião.  fomentando perseguições e tentativas
        duzem a pensar sobre os processos das                                   de cerceamento à liberdade religiosa,
        resistências históricas, fui muitas vezes   Estado                      que vêm crescendo a cada dia em nos-
        levado a refletir sobre os movimentos                                   so país. Por isso, precisamos compre-
        que ainda fazemos, enquanto socieda-  Quando o Estado brasileiro concede  ender que o diálogo é essencial para a
        de, sobre a ideia de nação democrática.  permissão para a exibição de crucifixos  construção de uma sociedade onde a
          Nessa busca, acabei me debruçando   e bíblias em prédios e repartições públi-  diversidade, a liberdade, a pluralidade,
        em referências, em fontes arquivísticas,   cas, mas não para atabaques ou símbolos  a humanidade, a alteridade, o respeito,
        teses e dissertações acadêmicas, que me   sagrados das religiões de matrizes africa-  a equidade e a tolerância se constituem
        pudessem guiar para o entendimento   nas, está praticando clara discriminação  nos pilares de sustentação do verdadei-
        dos conceitos de Tolerância e Intolerância.   religiosa, pois trata de maneira desigual os  ro estado democrático de direito.
        Fui, então, apresentado à obra A era do   grupos religiosos, colocando em cheque a   Que possamos caminhar, juntos,
        direito, de Noberto Bobbio, sobre a qual   laicidade do Estado. Quando uma pessoa é  todos os dias em prol das liberdades!
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