Page 9 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
P. 9

TWITTER, MUSK E A ECONOMIA DA ATENÇÃO - SERGIO DENICOLI


                  Twitter, Musk e a economia da atenção





                        Bilionário quer combater os bots, robôs que atuam para viralizar
                                            interesses de quem os opera




   Foto: Reprodução / Arte: FAP







































                     No mundo digital, quem chama mais atenção acumula mais capital social e, consequentemente,
                         mais capacidade de aferir lucros. Isso deu origem à chamada “economia da atenção”



                          arece que foi ontem, mas a revolu-  publicações a cada segundo, quem chama
                          ção digital na área da comunicação  mais atenção acumula mais capital social e,
                          já cresceu, se desenvolveu e entrou  consequentemente, mais capacidade de afe-
                    Pna fase adulta. Afinal, são mais de  rir lucros. Isso deu origem à chamada “eco-
                     30 anos desde o nascimento da WWW  nomia da atenção”.
                     (World Wide Web).                          E grande parte das vezes não interessa
                       Após tantas décadas, hoje fica mais cla-  muito o motivo que levou alguém a anga-
                     ro entender o que, afinal, mudou. Mais do  riar esse capital social. Pode ser o político
                     que um avanço tecnológico, a principal  “lacrador”, o participante mais rejeitado
                     transformação foi que a comunicação, an-  do BBB, o “mendigo comedor”, o rapaz
                     tes feita para as massas, passou a ser feita  apaixonado por futebol que usa “luva de
                     pelas massas, com critérios próprios, defini-  pedreiro”, ou o empresário afeito aos ho-
                     dos pelos cliques de cada um e, obviamen-  lofotes. O que importa mesmo é chamar a
                     te, pelas nebulosas regras dos algoritmos.  atenção e agregar uma legião de seguido-
                       Tudo isso nos levou à era dos influen-  res, permitindo garantir ganhos financei-
                     cers.  No  mundo  digital,  com  milhões  de  ros e de imagem.



       MAIO  2022                               REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                                    9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14