Page 9 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
P. 9
TWITTER, MUSK E A ECONOMIA DA ATENÇÃO - SERGIO DENICOLI
Twitter, Musk e a economia da atenção
Bilionário quer combater os bots, robôs que atuam para viralizar
interesses de quem os opera
Foto: Reprodução / Arte: FAP
No mundo digital, quem chama mais atenção acumula mais capital social e, consequentemente,
mais capacidade de aferir lucros. Isso deu origem à chamada “economia da atenção”
arece que foi ontem, mas a revolu- publicações a cada segundo, quem chama
ção digital na área da comunicação mais atenção acumula mais capital social e,
já cresceu, se desenvolveu e entrou consequentemente, mais capacidade de afe-
Pna fase adulta. Afinal, são mais de rir lucros. Isso deu origem à chamada “eco-
30 anos desde o nascimento da WWW nomia da atenção”.
(World Wide Web). E grande parte das vezes não interessa
Após tantas décadas, hoje fica mais cla- muito o motivo que levou alguém a anga-
ro entender o que, afinal, mudou. Mais do riar esse capital social. Pode ser o político
que um avanço tecnológico, a principal “lacrador”, o participante mais rejeitado
transformação foi que a comunicação, an- do BBB, o “mendigo comedor”, o rapaz
tes feita para as massas, passou a ser feita apaixonado por futebol que usa “luva de
pelas massas, com critérios próprios, defini- pedreiro”, ou o empresário afeito aos ho-
dos pelos cliques de cada um e, obviamen- lofotes. O que importa mesmo é chamar a
te, pelas nebulosas regras dos algoritmos. atenção e agregar uma legião de seguido-
Tudo isso nos levou à era dos influen- res, permitindo garantir ganhos financei-
cers. No mundo digital, com milhões de ros e de imagem.
MAIO 2022 REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA 9