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22 ESCULTURA DE ZADKINE - IVAN ALVES REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA
Escultura de Zadkine
Obras do escultor russo Ossip Zadkine são uma forma originalíssima de
intervir no mundo, liberando a escultura do peso do espaço, da opressão das
formas compactas
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Os índios parecis, que vivem no Mato aprimorado, modificado pouco a pou- reside, por sua vez, a riqueza de toda e
Grosso, têm uma lenda que narra como co pela destreza do artista. Era muito qualquer escultura.
o homem e a mulher nasceram de uma mais do que isso. Na verdade, a escul- Aqui, uma rápida observação. Tive
escultura feita em um fragmento de tura de Ossip Zadkine vai muito além: outra experiência extraordinária com a
madeira por Enorê, a divindade suprema permite que nosso olhar atravesse o escultura durante visita que fiz ao acer-
da tribo. Enorê tocou, com uma varinha, bloco compacto. Como? É simples. vo de arte dita primitiva do Museu do
cada uma das esculturas, surgindo então O bloco, que antes retinha, parava, Louvre, em companhia de Violeta Tro-
Zaluiê, o primeiro homem, e Kamáikorê, domava nosso olhar, agora o deixava voada Aguiar, querida amiga do peque-
a primeira mulher. No princípio, pelo vis- livre. Zadkine foi, provavelmente, o pri- nino São Tomé e Príncipe. De tudo de
to, era a escultura. meiro a liberar a escultura do peso do belo que vi ali, fiquei particularmente
Mas o que é, exatamente, uma escul- espaço, da opressão das formas com- impressionado com uma escultura em
tura? Um espaço em três dimensões? pactas, apresentando-nos uma obra bronze de Ogun, originária do antigo
Certamente. O trabalho que o artista vazada. Suas esculturas são abertas, Daomé, atual Benin. Como o homem é
executa sobre um bloco de madeira, nosso olhar as atravessa. Aqui, esta- capaz de criar beleza! Talvez essa seja
mármore ou bronze, dando-lhe forma e mos em pleno domínio da liberdade a única capacidade inesgotável nele,
volume em um espaço concreto? Tam- de olhar, do olhar. O homem, além de junto com a adaptação ao meio circun-
bém. Uma representação poética? Não ser a natureza pensando, é, também, a dante. Impossível não se emocionar
há como negar tampouco. A escultu- natureza sentindo. Estranha a relação com a arte que vem da África, a for-
ra é tudo isso ao mesmo tempo. E, se do artista com sua obra. Eu me recor- ça de suas formas, a pureza que delas
depender de Ossip Zadkine, escultor de do de ter visto, certa vez, uma imagem emana. De uma África que é a mãe
origem russa que emigrou para a Fran- de Alberto Giacometti diante de uma da Humanidade, nunca podemos nos
ça no início do século XX, a escultura escultura sua. Ossudos os dois. Magér- esquecer disso. Rei da Guerra singula-
é ainda uma forma originalíssima de rimos ambos. Foi quando entendi que ríssimo, divindade imponente, Ogun é,
intervir no mundo. a obra criara o artista. ao mesmo tempo, Rei da Paz. Na escul-
Vi pela primeira vez uma exposi- tura que pude apreciar, Ogun aparece
ção das obras de Zadkine no Museu Rodin manipulando tanto a pesada espada
de Arte Moderna de Paris, em 1972, como um pequeno sino, com o qual
apenas oito anos após a morte do Em Zadkine, como em Rodin, há o anunciava, na verdade, sua intenção
artista. Estava em companhia de uma predomínio do estilo clássico, naquilo de paz. Interessante isso. Pois Ogun
querida amiga brasileira, formada em que ele tem de harmonioso, com uma parecia saber mais do que ninguém da
filosofia da arte, e aprendi muito nes- extraordinária noção de movimento, dupla natureza dos homens.
sa ocasião. Na verdade, o encontro que justamente desarrumava as super- Seja como for, se Oscar Niemeyer libe-
com a obra de Zadkine foi para mim fícies das imagens e nossas próprias rou, com o recurso ao pilotis, o prédio
um verdadeiro choque estético. Senti emoções. Na tensão existente entre do chão, Ossip Zadkine, por seu turno,
uma diferença em relação ao trabalho perfeição e ritmo, talvez resida a força liberou a massa esculpida do espaço,
dos demais escultores que não sou- de atração ou o impacto de sua arte. criando uma escultura com asas. Como
be definir de imediato. Com Zadkine Contrariamente à música, que parte do uma fotografia contrastada de Cartier-
aprendi que a escultura não se limitava abstrato para o concreto, a escultura vai -Bresson ou um quadro de Georges de
a compor apenas um bloco lapidado, do concreto ao abstrato. E nisso talvez la Tour, sua escultura é vazada de luz.