Page 11 - Revista Política Democrática nº 48 - Outubro/2022
P. 11

QUILOMBOS URBANOS: IDENTIDADE, RESISTÊNCIA E PATRIMÔNIO  - WANESSA SABBATH




                     tradições que são guardados e mantidos a
                     séculos. Além do zelo imprescindível à pre- “
                     servação dos recursos naturais, nossos povos
                     têm por costume manter uma relação muito   OS QUILOMBOS FORAM
                     mais saudável e sustentável de contato com
                     a natureza – bem como os patrimônios di-
                     versos construídos pelas mãos dos nossos   MUITO MAIS DO QUE
                     antepassados.
                     e acolhimento da diversidade, local onde  ESCONDERIJOS DE
 Foto: VIgor Santos/Secom/ Fotos Públicas  etnias, bem como representantes de dife-  POVOS DE RESISTÊNCIA
                       Os quilombos são exemplos de respeito
                     existiam africanos e indígenas de diferentes
                                                               cial, econômico e militar, contribuindo para “
                     rentes povos de resistência comungando do
                     mesmo espaço, onde o respeito e a preser-
                     vação das histórias e costumes de cada um
                     constitui a base das vivências.
                       É por isso que, como brasileiros, diversos,
                     plurais, nos cabe esse papel de refletir. É por
                     isso também que devemos fazer esse resgate
                                                               substituído pelo trabalho “livre”. Os quilom-
                     diário  sobre o  que  é o  nosso  país e  quem
                                                               bos foram muito mais do que esconderijos
                     somos.                                    a crise do escravismo, que mais tarde foi
                       O quilombo é o epicentro do fenômeno    de povos de resistência: foram, com certeza
                     da quilombagem, que foi organizado e di-  absoluta, a maior forma de protesto, luta e
                     rigido pelos próprios africanos escravizados   resistência contra o sistema escravista e um
                     durante o escravismo brasileiro em todo o   espaço onde os pretos puderam desenvolver
                     seu território. Um verdadeiro movimento de   seus costumes e reafirmar sua identidade.
                     mudança social provocado, que desgastou   Estes espaços de resistência não ocorreram
                     significativamente o sistema escravista, so-  apenas nas áreas rurais, existem muitos re-
                                                               latos da existência também em áreas urba-
                                                               nas. Esses locais ou eram cômodos e casas
                                                               coletivas no centro da cidade ou núcleos
                                                               semi-rurais. Vale ressaltar que importantes
                     QUIL
                    “OMBOS E ALDEIAS                           núcleos negros nasceram desse tipo de con-
                                                               figuração.
                                                                 No final do século XIX, quando muitas
                     SÃO PORÇÕES DE                            mudanças ocorriam no Brasil, como a “abo-
                                                               lição” formal da escravatura, e a adesão ao
                     TERRA DO TERRITÓRIO                       regime político republicano, a cidade de São
                                                               Paulo se consolidava com a mudança de ri-
                                                               cos fazendeiros da lavoura de café. Os cafei-
                     NACIONAL HABITADAS                        cultores foram morar nas regiões da Aveni-
                                                               da Paulista, Campos Elíseos e Higienópolis,
                                                               trazendo consigo pretos escravizados e tra-
                     POR UMA OU MAIS                           balhadores domésticos “livres”, que foram
                                                               residir próximo aos seus senhores e patrões
                                                               em residências coletivas conhecidas como
                     ETNIAS COMO                               Quilombos Urbanos ou Irmandades Negras,
                                                               na área central da cidade.
                     OS INDÍGENAS E


                     QUILOMBOLAS                                        SAIBA MAIS SOBRE A AUTORA
                                                           “                WANESSA SABBATH








       OUTUBRO 2022                             REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                                    11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16