Page 6 - Revista Política Democrática nº 48 - Outubro/2022
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CRISTOVAM BUARQUE - E AGORA, DARCY?

                                           E agora, Darcy?





                 Legado do antropólogo serve de inspiração para Sistema Único Nacional Público de
                                                   Educação de Base



















                                                                                                                       Foto: Reprodução PDT org


















                               O antropólogo, sociólogo e pensador de educação no Brasil, Darcy Ribeiro,
                                         completaria 100 anos em 26 de outubro de 2022




                     Cristovam Buarque
                     Professor emérito da UnB e educacionista



                             uando Darcy nasceu, o Brasil aca-  de de nossos jovens terminaram o ensino
                             bara de criar sua primeira universi-  médio, poucos deles com o conhecimento
                             dade, a população ainda era qua-  necessário para o mundo contemporâneo.
                    Qse toda analfabeta, fazia apenas  Avançamos, aumentando as brechas edu-
                     34 anos da abolição, raros brasileiros esta-  cacionais entre os ricos e os pobres e entre
                     vam na escola, quase nenhum terminava a  o que ensinamos e o que o mundo atual
                     educação de base. Darcy dedicou sua vida  exige que uma pessoa saiba para estar ple-
                     para mudar isto, como professor e político.  namente integrada nele.
                     No seu centenário, o Brasil tem 50 milhões   Se estivesse vivo, Darcy teria como ta-
                     de crianças matriculadas em 200 mil esco-  refa ajudar o Brasil a garantir a alfabetiza-
                     las, 8 milhões de estudantes universitários,  ção de todos os brasileiros para o mundo
                     150 mil deles em cursos de pós-gradua-   contemporâneo e eliminar a desigualdade
                     ção. Foi um longo caminho, mas ainda te-  que divide nosso sistema educacional em
                     mos 3 milhões que não se matricularam,  “escolas casa grande” e “escolas senzala”.
                     10 milhões de analfabetos, apenas meta-  Transformar o sistema com qualidade mé-




        6                                       REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                         OUTUBRO 2022
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