Page 7 - Revista Política Democrática nº 48 - Outubro/2022
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E AGORA, DARCY? - CRISTOVAM BUARQUE
Foto: Luciana Whitaker/Folhapress
Foto: Reprodução PDT org “ Governo federal precisa definir uma estratégia durante a qual federalizaria
paulatinamente os sistemas municipais, defende Cristovam Buarque
SE ESTIVESSE VIVO,
de: construir um sistema no qual o filho
da mais pobre família tenha acesso a uma
DARCY TERIA COMO tempos, e para quebrar esta desigualda-
escola com a mesma qualidade que o filho
da família mais rica. Que se diferenciassem
depois pelo talento, persistência e vocação,
TAREFA AJUDAR O mas não conforme a renda dos pais ou a
sorte de uma rara escola pública, em geral
BRASIL A GARANTIR federal.
Todos concluindo o ensino médio sa-
bendo falar, ler e escrever muito bem nosso
A ALFABETIZAÇÃO idioma; sendo fluente em pelo menos um
idioma estrangeiro; conhecendo as bases
DE TODOS OS da geografia, história, filosofia, ciências,
matemática; informado sobre os proble-
mas da atualidade; capazes de usar as mo-
BRASILEIROS dernas técnicas digitais e lidar com a inteli-
gência artificial; tendo consciência solidária
PARA O MUNDO com a humanidade e a natureza; dispondo
de um ofício profissional que lhe assegure
as ferramentas para ter emprego e renda e
CONTEMPORÂNEO “ mudar nosso país e o mundo, fazendo-os
melhores e mais belos.
Para tanto, Darcy, que foi o relator da
deveria ir além desta e de outras leis home-
opáticas e ajudar a criar um Sistema Único
dia entre os piores do mundo, e provavel- Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB),
mente o mais desigual, conforme a renda Nacional Público de Educação de Base. Le-
e o endereço da criança. Deveria lutar para varia o Brasil a tratar a educação de suas
colocar nossa educação entre as melhores crianças como uma questão nacional, não
do mundo, adaptada à realidade destes mais municipal; criar um ministério próprio
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