Page 26 - Revista Política Democrática nº 47 - Setembro/2022
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OS DESAFIOS FISCAIS PARA 2023 - VILMA DA CONCEIÇÃO PINTO
                     “                                        atual arcabouço de regras fi scais, em que,


                                                                Em  parte,  essa  incerteza  decorre  do

                                                              caso  o  benefício  adicional  seja  concedi-
                     Este cenário, porém,
                                                              do sujeito a estas regras – a saber, metas
                                                              poderia provocar problemas no funciona-
                     carrega uma série de                     para resultado primário e teto de gastos –,
                                                              mento de alguns programas de governo e
                                                              nos investimentos públicos, dado a neces-
                     incertezas quanto à sua                  sidade de cortes em outras despesas para
                                                              acomodar o adicional desejado.
                                                                Caso não seja concedido dentro das re-
                     efetividade”                             gras fi scais, o incremento pioraria o resul-
                                                              tado primário do governo e, consequente-
                                                              mente, o cenário para dívida pública, além
                                                              de aumentar a percepção de risco por par-
                       A proposta prevê, no ano que vem, cres-  te  dos agentes econômicos. Mas, se  por

                     cimento real do PIB de 2,5% e inflação me-  um lado, a ampliação do gasto social pode
                     dida pelo IPCA de 4,5%. A meta de resulta-  piorar o defi cit fi scal em 0,5p.p. do PIB,

                     do primário é um deficit de R$ 66,2 bilhões  por outro, estimularia a demanda agrega-

                     para o orçamento fiscal e da seguridade so-  da, contribuindo positivamente para a ati-
                     minais estimados no PLOA para o governo “
                     cial, porém, o primário previsto no PLOA é  vidade econômica.
                     de R$ 63,7 bilhões para o governo central,
                     sendo um superavit de R$ 201,2 bilhões
                     para o resultado do Tesouro Nacional e o
                     Banco Central e um deficit de R$ 264,9 bi-

                     lhões para a Previdência Social. Os juros no-
                     central foram de R$ 658,2 bilhões, levando   Caso não seja concedido
                       Este cenário, porém, carrega uma série  dentro das regras
                     a um defi cit nominal de R$ 721,9 bilhões.

                     de incertezas quanto à sua efetividade. Por
                     exemplo, no que diz respeito ao programa   fiscais, o incremento
                     de transferência social de renda (Auxílio
                     Brasil - PAB), o governo enviou uma pro-  pioraria o resultado
                     posta de orçamento com dotação capaz de
                     atender a cerca de 21,6 milhões de famí-
                     lias com um benefício médio mensal de R$   primário do governo
                     405 reais (totalizando gastos de R$ 105,7
                     bilhões). Porém, por conta da Emenda à
                     Constituição (PEC) nº 123, de 2022, hoje   e, consequentemente,
                     os benefi ciários do PAB estão fazendo jus
                     R$ 600 por família, mas com vigência ape- o cenário para dívida
                     a um benefício com valor médio mensal de
                     nas até dezembro deste ano.
                       Em que pese a proposta orçamentária não   pública”
                     ter contemplado a prorrogação do benefí-
                     cio social, consta da Mensagem Presidencial
                     que “o Poder Executivo envidará esforços
                     em busca de soluções jurídicas e de medidas   Além disso, para 2023, a expectativa do
                     orçamentárias que permitam a manutenção  governo para o  crescimento econômico
                     do referido valor no exercício de 2023”. As-  destoa signifi cativamente das projeções
                     sim, a continuidade deste adicional de R$  de consenso. O governo projeta um cresci-
                     200, aumentaria o custo para a União em  mento econômico de 2,5% para 2023, ao
                     R$ 51,8 bilhões, mas as fontes e formas de  passo que as previsões do Boletim Focus do

                     financiamento ainda são incertas.        Banco Central – que concentra a projeção



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