Page 35 - Revista Política Democrática nº 42 - Abril/2022
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HENRIQUE BRANDÃO - 50 ANOS DE ALGUNS DISCOS MARAVILHOSOS
com direção musical de Macalé, o disco “
Transa, para muitos críticos e fãs, é o
melhor disco de Caetano. Gravado em
Londres, cantado em inglês e português,
traz, em quase todas as músicas, citações CAETANO E GIL, JÁ EM
e referências a poemas e obras musicais 1968, FIZERAM PARTE
de diversos autores, como Gregório de
Matos (1636-1996), Dorival Caymmi DO TROPICALISMO.
(1914-2008), Carlos Lira e Vinicius de
Lobo, além de trechos de canções do fol- NAQUELE ANO, LANÇARAM
Moraes, Baden Powel (1937-2000) e Edu
ra avant la lettre do que seria a música TROPICÁLIA, UM DISCO-
clore e pontos de capoeira, numa postu-
dos anos 2000, com o uso do sample e
do mashup. Tudo costurado pelo talento MANIFESTO. DESDE A
de Caetano.
Expresso 2222, de Gilberto Gil, é um CAPA, COM FOTO CHEIA
marco na carreira do compositor baiano.
Várias faixas se tornaram clássicos, como DE SIMBOLISMOS, FICA
a que dá nome ao disco, e a confessional
Back in Bahia, espécie de “Canção do Exí- EVIDENTE A ICONOCLASTIA
lio” moderna, de pegada roqueira, com-
çalves Dias concebeu seus famosos versos DA PROPOSTA “
posta quase 100 anos depois que Gon-
românticos (1873).
Se o amigo Caetano misturou suas
referências dentro das próprias músi- e Coração Vagabundo, aboliu o intervalo
cas, Gil preferiu gravar, com toque au- entre as faixas de Deus lhe pague e Cons-
toral, músicas do seu universo nordesti- trução. A orquestração casa à perfeição
no, como O canto da Ema (Ayres Viana, com a bela e complexa letra de Chico,
Alventino Cavalcanti e João do Vale) e acrescentando dramaticidade à saga do
Chiclete com Banana (Gordurinha e Al- personagem que morre na “contramão
mira Castilho), que acabou tornando-se atrapalhando o tráfego”.
o carro-chefe do disco. Em 1971, Milton Nascimento, Lô Bor-
Pouco depois dos baianos tropicalis- ges e uma turma de amigos mineiros,
tas, foi a vez de Chico Buarque partir por sua vez, alugaram uma casa em Mar
para o exílio. Em vez de Londres, epicen- Azul, Piratininga, balneário situado em
tro da onda psicodélica na Europa, Chico Niterói (RJ). Nos dias em que ficaram por
migrou para a Itália. Retornou ao Brasil lá, compuseram a maioria das músicas do
em março de 1970, desembarcando no álbum duplo Clube de Esquina.
aeroporto carregando uma bandeira do O disco é uma síntese do pop dos
Fluminense. Beatles, da música sacra do barroco mi-
Se Caetano e Gil foram artífices da neiro, dos tambores africanos, da bossa
Tropicália, sob a inspiração de Oswald de nova, importante na formação dos que
Andrade, Chico já tinha desde garoto, participaram do álbum, e do jazz, que
por meio do pai, Sérgio Buarque, ensaísta todos ouviam atentamente. Todas essas
formado sob os eflúvios modernistas, um referências se encontraram à beira-mar e
vínculo permanente com o modernismo. gestaram um disco singular, de sonorida-
Em Construção, Chico Buarque bebeu de moderna e universal.
na fonte da poesia moderna. Os versos, Viva os 50 anos desses discos maravilhosos.
sempre terminados em proparoxítonas,
sugerem imagens de força cinematográ-
fica. Chamam a atenção, no disco, os SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR
arranjos de Rogério Duprat, tropicalista
de primeira grandeza que, a exemplo do HENRIQUE BRANDÃO
que fez no Tropicália com Miserere Nobis
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