Page 40 - Revista Política Democrática nº 42 - Abril/2022
P. 40
OSCAR E A TENTAÇÃO DAS MAJORS - LILIA LUSTOSA
Foto: Reprodução/Marca.com
Majors era como chamavam-se os grandes estúdios produtores de Hollywood
Oscar e a tentação das majors
CODA sair com o Oscar de melhor filme é uma tremenda “forçação” de barra. Em qual
quesito a refilmagem americana é superior a Ataque dos Cães ou a Belfast?
o princípio eram as majors… Gran- chegou à Suprema Corte americana em 1948
des estúdios produtores de filmes e resultou em uma lei antitruste que obrigava
que detinham também o controle as Big Five a se desfazerem de suas salas e
Nsobre sua distribuição e exibição. ainda a acabarem com a prática de reserva
Eram cinco as empresas donas do proces- de blocos. Ou seja, os filmes passavam a ser
so filmográfico em Hollywood: Paramount, vendidos individualmente.
MGM, War ner Bros, RKO e 20th Century No cenário atual, pode-se dizer que as
Fox. Como consequência, as Big Five, como novas majors são as empresas de streaming,
eram conhecidas, dominavam também as originalmente exibidoras, mas que, para não
premiações mais importantes, como o Oscar, perderem espaço, se tornaram também pro-
que teve seu início em 1929. dutoras e distribuidoras (Netflix, Amazon
Um belo dia, percebendo o esmagamento etc). Do mesmo modo que as produtoras,
dos pequenos estúdios e a quase extinção das percebendo no streaming uma nova fonte de
pequenas salas de cinema, alguns dos princi- riqueza, criaram suas próprias plataformas de
pais produtores independentes da época, en- exibição (Disney+, Paramount+ etc).
tre eles Charles Chaplin, Walt Disney e Orson O que presenciamos no Oscar deste ano
Welles, levaram o caso à Justiça. Foi o famoso foi uma verdadeira queda de braços entre es-
“United States vs Paramount”, processo que sas majors, da qual saiu vencedora a Apple,
40 REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA ABRIL 2022