Page 28 - Política Democrática
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26   MATÉRIA - NETO                                                           REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA            REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                                                    LUIZ PAULO - MATÉRIA  27




        Base curricular em xeque                                                                                               O Brasil na OCDE



                                                                                                                               Brasil não precisa abrir mão de nenhum status ou prerrogativa na Organização Mundial

        Atualmente o Brasil possui um quadro bastante preciso de como se desenvolveu a                                         de Comercio (OMC), presidida pelo diplomata brasileiro Roberto Azevêdo, para pleitear
        educação básica brasileira nas últimas duas décadas                                                                    seu ingresso na OECD


                                                                                                                                         SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR: LUIZ PAULO VELLOZO                  WWW.FUNDACAOASTROJILDO.COM.BR
                  SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR: JOAQUIM JOSÉ SOARES NETO            WWW.FUNDACAOASTROJILDO.COM.BR


      Foto: OCDE_Divulgação                                                     jo institucional  que envolve a união,       Foto: OCDE_Divulgação
                                                                                estados e munícipios; e deve mobilizar
                                                                                contingente de aproximadamente 50
                                                                                milhões de alunos, 200 mil escolas e 2
                                                                                milhões e duzentos mil professores.
                                                                                  A discussão a esse respeito intensifi-
                                                                                cou-se durante o período da elaboração
                                                                                da última Constituição e tem avançado
                                                                                na medida em que o sistema de avalia-
                                                                                ção produz resultados com base nas evi-
                                                                                dências. Já na década de 1980, estava
                                                                                claro que o currículo de cada escola ou
                                                                                de rede de escolas jogaria papel impor-
                                                                                tante. No entanto, também estava na
                                                                                mesa o fato de que, em uma República
                                                                                Federativa de dimensões continentais
                                                                                e com grande complexidade cultural,
                                                                                não cabia a elaboração de um currícu-            Brasil na OECD:  Entrada está no radar da diplomacia brasileira da era Bolsonaro com a mesma habilidade política que as tratativas do governo com o Congresso Nacional
                                                                                lo único  para todo  o país.  A questão
                                                                                foi resolvida por meio do Artigo 210
                                                                                da Constituição Federal e, na sequên-            O Brasil trabalha sua entrada na Orga-  mos  no  multilateralismo  mas  também  mercado americano tem muitas oportu-
          Situação da Base Nacional Comum Curricular no país é preocupante e falta muita a ser implementado
                                                                                cia, pelo Artigo 9º da Lei de Diretrizes       nização para a Cooperação e Desenvol-  queremos aprofundar relações bilaterais;  nidades não exploradas para nosso país,
                                                                                e Bases, de 1996. Estes dois artigos           vimento Econômico (OCDE) há muito   que sonhamos um dia poder ostentar os  e a economia brasileira também interessa
          A partir da década de 1990, com a   O panorama é preocupante. O fato  explicitam a necessidade de uma base           tempo. Hoje tem status de pais obser-  mesmos  indicadores  de  prosperidade  e  aos americanos, vejam o caso da parceria
        implantação do Sistema de Avaliação   que mais impacta é o aprendizado dos  comum de aprendizados essenciais,          vador. É uma decisão que coroaria a   qualidade de vida que os países desen-  entre a Embraer e Boeing. Claramente o
        da Educação Básica, tornou-se possí-  alunos,  que  revela  profundas  assime-  que se deveriam constituir como direito   transição do projeto nacional desen-  volvidos  e,  principalmente,  que  deci-  ingresso na OCDE não deve fazer parte
        vel acompanhar o desenvolvimento do   trias: alunos de níveis socioeconômicos  educacional de cada aluno brasileiro.   volvimentista para uma estratégia de   dimos e estamos dispostos a trabalhar  da pauta das relações bilaterais com os
        aprendizado  dos  estudantes  em  língua   maiores tendem a demonstrar graus   A partir do último Plano Nacional       integração competitiva na economia   com  persistência  enquanto  nação  para  EUA. Muito menos nossas questões e
        portuguesa e em matemática ao final   de aprendizagens superiores; alunos  de Educação, este conjunto de direitos      mundial, coerente com a visão de que   construir este sonho civilizatório.  interesses na OMC.
        da primeira etapa do ensino fundamen-  de áreas urbanas tendem a ter melhor  educacionais passou a ser denominado      precisamos nos inserir nas cadeias glo-  O Brasil não precisa abrir mão de   A entrada do Brasil na OECD (Pelas
        tal (atualmente o 5º ano), ao final do 9º   desempenho do que os das áreas rurais;  de Base Nacional Comum Curricular   bais de agregação de valor. Não nos   nada, de nenhum status ou prerrogativa  mãos de Donald Trump !) entrou no radar
        ano e ao final do terceiro ano do ensi-  alunos das regiões norte e nordeste ten-  (BNCC). A BNCC não é o currículo, ela   transforma em nação desenvolvida num   na Organização Mundial de Comercio  da diplomacia brasileira da era Bolsonaro
        no médio. Por outro lado, o Censo da   dem a ter desempenhos menores do  deve estar incorporada aos currículos         passe de mágica, mas afirma perante o   (OMC),  presidida  pelo diplomata  brasi-  com a mesma habilidade política que as
        Educação Básica vem também coletan-  que os das outras regiões do país.  das escolas ou das redes de escolas. O        mundo ser essa nossa pretensão. Mais   leiro Roberto Azevêdo, para pleitear seu  tratativas do governo com o Congresso
        do informações acuradas referentes aos   A grande questão nacional em rela-  currículo também deve conter conhe-       do que isso: mostra que temos um pro-  ingresso na OECD. Também não pre-  Nacional para a aprovação da reforma
        alunos,  turmas,  professores  e  escolas.   ção à educação é: como adotar políticas  cimentos, competências e habilidades   jeto de país contemporâneo; que enxer-  cisa do apadrinhamento do presidente  da previdência. Desse jeito não correm o
        Assim, atualmente, temos quadro bas-  públicas que impulsionem a superação  relevantes para o contexto em que a        gamos  mais as oportunidades do que   norte-americano Donald Trump, que é  risco de dar certo apesar do mérito e da
        tante preciso de como se desenvolveu   de  tal  realidade?  Qualquer  resposta  escola está inserida. A BNCC deve ser   as ameaças na globalização; que que-  uma “ajuda” que pode até atrapalhar.  importância de uma e outra.
        a educação básica brasileira nas últimas   deve levar em consideração que sua  implementada pelos sistemas públicos e   remos apostar no aperfeiçoamento das   Estreitar relações bilaterais com os Esta-  O parafuso entrou mal ajambrado. Se
        duas décadas.                       implementação depende de um arran-  privados de educação.                          instituições internacionais; que confia-  dos Unidos interessa e muito ao Brasil. O  fizer força, a rosca vai espanar.
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