Page 51 - Revista Política Democrática nº 49 - Novembro/2022
P. 51
LILIA LUSTOSA - BARDO: A VIAGEM DE IÑÁRRITU
que se distancia dos classicismos cinema- xicana – também chamada de Whitexi-
tográficos e que se dispõe a mostrar as cans –, da qual ele faz parte. Classe que
contradições e idiossincrasias da elite me- sofre uma crise existencial constante por
Foto: Divulgação/Netflix
O gol de voleio do atacante Richarlison que selou a vitória do Brasil contra a Sérvia por
2×0 foi eleito o mais bonito da Copa do Mundo do Catar de 2022
estar tão perto dos EUA, mas, ao mesmo aquelas angústias e sentimentos de
tempo, tão distante de seus costumes e não-pertencimento, de traição à pátria,
mentalidade. Crise também por se sabe- de abandono e, ainda, de uma coloniza-
rem roubados pelos gringos no passado, ção não cicatrizada.
mas cientes de que, hoje, muito de sua Apesar de suas quase 3 horas de duração,
economia funciona com base nos investi- Bardo flui bem, conduzindo o espectador de
mentos (ou exploração) das tantas indús- maneira quase hipnótica pelos labirintos da
trias americanas ali instaladas. Ou, ainda, cabeça (e do país) desse grande diretor que
nas tantas remessas de dinheiro feitas já nos presenteou com obras extraordinárias
por aqueles que conseguiram atravessar como Amores Brutos (2000) e 21 Gramas
a fronteira e “vencer na vida”. (2003) e que agora nos mostra que a me-
Bardo, com seu humor ácido e sua di- mória não é feita apenas de verdades.
reção de arte excepcional, é finalmente
uma grande crítica à alta sociedade
mexicana, conseguindo, ao mesmo SAIBA MAIS SOBRE A AUTORA
tempo, atingir em cheio imigrantes ou
expatriados de outras nacionalidades, LILIA LUSTOSA
que terminam por identificar-se com
NOVEMBRO 2022 REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA 51