Page 16 - Revista Política Democrática nº 49 - Novembro/2022
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SINALIZAR UMA REGRA FISCAL É IMPORTANTE? - BENITO SALOMÃO




                     exatamente clara a magnitude deste col-  60 milhões de votos. Mudanças de gover-
                     chão. Há dois cenários: no primeiro, se es-  no são excelentes oportunidades para revi-
                     pecula despesas extras na casa de R$ 90 bi-  são de expectativas, em geral, para melhor.
                     lhões; já no segundo, o pacote pode custar  A janela de otimismo com o novo governo
                     R$ 203 bilhões. A diferença entre ambos os  tende a ser tão maior quanto maiores fo-
                     cenários consiste nas despesas que serão  rem seus acertos.
                     incorporadas, ou não, ao pacote. Particu-  Se o governo eleito sinalizar uma regra
                     larmente, creio que a magnitude do pacote  fiscal já na transição, se comprometendo
                     tende a importar pouco se as expectativas  com uma dinâmica realista do gasto, par-
                     sobre a sustentabilidade fiscal de longo  ticularmente o obrigatório, independente-
                     “                                        inflação, a queda dos juros e, consequen-
                     prazo estiverem ancoradas.
                                                              mente das tecnicidades, há espaço para a
                                                              valorização do câmbio, o arrefecimento da
                                                              temente, do custo de rolagem da dívida.
                                                                Isso funcionou em 2016, com o teto de
                                                              gastos, levando a uma redução do custo
                     Mudanças de governo
                                                              implícito da dívida pública, que havia recu-

                                                              seguintes. Funcionou, ainda, em 2020, no
                     são excelentes                           ado de 13,1% para 9,9% nos 12 meses
                                                              contexto pandêmico, com a aprovação da
                                                              PEC do orçamento de guerra que autoriza-
                     oportunidades para                       va o governo ampliar os gastos o quanto
                                                              necessário para fazer face às novas des-
                                                              pesas. O contrário também é verdadeiro,
                     revisão de expectativas,                 os governos Dilma e o segundo biênio de
                                                              Bolsonaro mostraram o quão desastrosa é
                     em geral, para melhor”                   para o equilíbrio macroeconômico do país
                                                              a expansão discricionária de despesas pú-
                                                              blicas à revelia dos protocolos fiscais.
                                                                Infelizmente, os sinais da transição até
                                                              aqui não foram bons nesse campo. O go-
                       Em outras palavras, numa perspectiva de  verno trouxe para a transição uma equipe
                     longo prazo, a sustentabilidade fiscal está  econômica demasiadamente heterodoxa,
                     relacionada com a sinalização que o gover-  afrontando o mercado com o uso de uma
                     no deve dar, a partir de já, de que, apesar  retórica contra sustentabilidade fiscal e
                     dos furos no teto de 2023, estará disposto  tentando tirar o Bolsa Família permanen-
                     a cumprir uma regra para a dinâmica da  temente do teto de gastos. Sobre este últi-
                     despesa pública nos demais anos da legis-  mo tópico, a saída do programa de trans-
                     latura. Ao sinalizar uma regra, o governo  ferência de renda do teto é um péssimo
                     resolve o problema da inconsistência di-  sinal, pois abre margem para o recorrente
                     nâmica, dando aos agentes informações  uso eleitoreiro do programa; além de per-
                     acerca do problema fiscal no decorrer do  mitir espaço no teto para ampliação de
                     mandato. Contrariamente, ao não fazê-lo,  gastos obrigatórios que são contraprodu-
                     o governo sinaliza maior discricionarieda-  centes do ponto de vista dos efeitos multi-
                     de de longo prazo, e os agentes precificam  plicadores sobre o PIB.
                     isso, trazendo, a valor presente, a probabi-  A curto prazo, é perfeitamente possível
                     lidade de uma piora na área fiscal.      acomodar maiores despesas sociais, inde-
                       Não se trata de mero fiscalismo. Há for-  pendentemente da magnitude, se o gover-
                     mas de conciliar responsabilidade social e  no eleito sinalizar um compromisso formal
                     fiscal. As economias modernas dependem  com o lado fiscal.
                     do estado geral das expectativas. Estas, por
                     sua vez, são estados psicológicos subjeti-          SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR
                     vos que respondem tão melhor às políticas
                     econômicas quanto mais credibilidade o                   BENITO SALOMÃO
                     governo tiver. Lula foi eleito com mais de




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