Page 47 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
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OS ÍNDIOS ATRAVESSARAM A PONTE! - LUIS QUESADA
Foto: Ricardo Stuckert/Instagram
Semana de 22 teve papel fundamental para valorização da arte indígena no Brasil
Os Índios atravessaram a Ponte!
A ponte centenária de 22 descreve tendência presente no Brasil desde os
princípios da colonização europeia e cria uma estratégia de ação
Não adianta querer, tem que ser, tem A publicação do Manifesto Antro-
que pá pófago (1928), de Oswald Andra-
O mundo é diferente da ponte pra cá de, conclui o contraponto da nos-
Não adianta querer ser, tem que ter sa ponte modernista hegemônica.
pra trocar Seu percurso, de 1922 a 1928,
O mundo é diferente da ponte pra cá criou um plano de atuação diante
Mano Brown, 2002 da velha resistência e reciprocidade
colonial da cultura brasileira por via
A Semana de Arte Moderna de de sua inclinação a copiar o euro-
1922 representa o início de uma peu, assim como para aludir à sua
importante obra de “engenharia” relação com o Ocidente hegemôni-
artística. Trata-se de uma Ponte es- co. A ponte serviu para legitimar a
tética fundamental para a atuação apropriação crítica, seletiva e meta-
artística nacional. A criação desta bolizante das tendências artísticas.
Ponte permitiu o tráfego cultural A ponte revisou as imagens cons-
das vanguardas europeias no Brasil. truídas sobre a identidade cultural
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