Page 41 - Revista Política Democrática Online nº 39 - Janeiro/2022
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O CANTO LIVRE DE NARA LEÃO’ MIRA PASSADO E ACERTA PRESENTE - HENRIQUE BRANDÃO
O diretor, Renato Terra – autor dos do- “
cumentários “Uma noite em 67” (2010) e
“Narciso em férias” (2020) –, disseca todas
as etapas da carreira de Nara Leão. Para SÉRIE CHAMA
tanto, teve à sua disposição um material
iconográfi co excepcional. A ATENÇÃO
Acompanhando os capítulos, o que
salta aos olhos é uma personagem que é
muito mais do que uma cantora. Nara era TAMBÉM POR
afi nada e tocava bem o violão – disso não
há dúvida. No entanto, as imagens de ar-
quivo e os depoimentos de pessoas que NOS APRESENTAR
conviveram com ela atestam sua postura
independente, avessa a modismos, a pa- UM PAÍS DE QUE
totas, a opiniões pré-concebidas. Sua sen-
sibilidade, seu faro fi no para perceber as
novidades, sua vontade de experimentar, ESTÁVAMOS
a levou a estar no lugar certo e na hora
certa em momentos decisivos da cultura
brasileira dos anos de 1960/70. ESQUECIDOS QUE
A abordagem da série realça a indepen-
dência que a própria Nara teve na cons- UM DIA EXISTIU, E
trução de sua carreira. Não houve pla-
nejamento marqueteiro, como estamos
acostumados a ver nos dias de hoje. Com QUE NÃO SE PARECE
Nara foi outra história. Ela se deixava levar
pela intuição e pelo desejo. Tinha controle
total sobre os discos que gravou e admi- EM QUASE NADA
nistrou a carreira a seu modo. Em alguns
momentos, não quis cantar. Recolheu-se. COM O QUE VIVEMOS
Foi cuidar dos fi lhos e frequentar a faculda-
de de Psicologia, onde as colegas de aula a
tratavam de igual para igual. ATUALMENTE
A Bossa Nova nasceu na casa de seus pais,
na Avenida Atlântica, nas festas aos sábados,
todos contemplando “o macio azul do mar”, “
como canta “O Barquinho”, composição de
Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, sucesso
na voz aguda e serena de Nara.
Desde essa época, já tinha opiniões fi r- Mesmo sendo referência da Bossa Nova,
mes. Peitou o padre da PUC, quando este no auge do sucesso rompeu publicamente
proibiu a apresentação de seu grupo de com o movimento. “A Bossa Nova me dá
amigos na universidade católica caso Nor- sono”, chegou a dizer.
ma Bengel, vedete de Carlos Machado, se Levada por Carlinhos Lira, se aproximou
apresentasse também. “Se ela não cantar, dos cantores dos morros cariocas, uma no-
ninguém canta”, disse Nara. E foram todos vidade para ela. Passou a frequentar o Zi-
para o Teatro de Arena da Praia Vermelha, cartola e descobriu que, mesmo em meio
que entrou para a história como um dos à pobreza, era possível fazer belas músicas.
primeiros shows da Bossa Nova. Pouco depois, em 1964, estrelou, ao lado
Suas apresentações, no famoso estilo ban- de João do Vale e Zé Keti, o show “Opi-
quinho e violão da Bossa Nova, eram concor- nião”, primeiro espetáculo de resistência à
ridas. Seus joelhos, à mostra, causavam fris- ditadura militar.
son. Em entrevista posterior, riu da situação: Em 1966, outro episódio polêmico.
“é porque eu sentava e botava o violão em Em uma entrevista, disse que o Exército
cima da perna, e aí o vestido subia”. não servia para nada, e quase foi presa
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