Page 36 - Revista Política Democrática Online nº 39 - Janeiro/2022
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LUIZ GONZAGA MARCHEZAN -  A PROPÓSITO DE “A MÃO DE DEUS” (2021)













      Foto: Reprodução/Netfl  ix







































                                     Cena de A mão de Deus: Sorrentino, como Fellini, trabalha
                                          entre o neorrealismo e o cinema novo italiano




                       Paolo Sorrentino, com A mão de Deus    tas que, solitariamente, deixam suas ci-
                     (2021), voltou a divertir-se com memó-   dades, serão saudados nas estações de
                     rias italianas, com as identidades pessoal   trem  por  dois  meninos  que abanam  as
                     e cultural do italiano, rir com os valores   mãos em sinal de despedida.
                     fundadores da cultura italiana; com as     Paolo Sorrentino e, de modo mais
                     memórias do cinema italiano, felliniano,   fantasioso, Federico Fellini trabalham na
                     principalmente.                          linha divisória entre o neorrealismo e o
                                                              cinema novo italiano, daí, promoverem,
                       Término                                a partir de invenções biográficas, situ-
                       O término da história de A mão de Deus   ações difusas próximas de paradigmas
                     (2021) traz a decisão corajosa de Fábio   existenciais que transparecem como
                     (Fillipo Scotti) partindo de Nápoles para   algo natural e mesclado com o imaginá-
                     Roma a fi m de estudar cinema, nos mol-  rio, o biográfico e o cultural.
                     des como Moraldo (Franco Interlenghi),
                     progatonista de Os boas-vidas(1953), al-            SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR
                     ter ego de Federico Fellini, parte de Ri-
                     mini para Roma, com o mesmo objetivo.               LUIZ GONZAGA MARCHEZAN
                     Mais, nos dois fi lmes, os dois protagonis-



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