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LUIZ GONZAGA MARCHEZAN - A PROPÓSITO DE “A MÃO DE DEUS” (2021)
Foto: Reprodução/Netfl ix
Cena de A mão de Deus: Sorrentino, como Fellini, trabalha
entre o neorrealismo e o cinema novo italiano
Paolo Sorrentino, com A mão de Deus tas que, solitariamente, deixam suas ci-
(2021), voltou a divertir-se com memó- dades, serão saudados nas estações de
rias italianas, com as identidades pessoal trem por dois meninos que abanam as
e cultural do italiano, rir com os valores mãos em sinal de despedida.
fundadores da cultura italiana; com as Paolo Sorrentino e, de modo mais
memórias do cinema italiano, felliniano, fantasioso, Federico Fellini trabalham na
principalmente. linha divisória entre o neorrealismo e o
cinema novo italiano, daí, promoverem,
Término a partir de invenções biográficas, situ-
O término da história de A mão de Deus ações difusas próximas de paradigmas
(2021) traz a decisão corajosa de Fábio existenciais que transparecem como
(Fillipo Scotti) partindo de Nápoles para algo natural e mesclado com o imaginá-
Roma a fi m de estudar cinema, nos mol- rio, o biográfico e o cultural.
des como Moraldo (Franco Interlenghi),
progatonista de Os boas-vidas(1953), al- SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR
ter ego de Federico Fellini, parte de Ri-
mini para Roma, com o mesmo objetivo. LUIZ GONZAGA MARCHEZAN
Mais, nos dois fi lmes, os dois protagonis-
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