Page 38 - Revista Política Democrática Online nº 39 - Janeiro/2022
P. 38

LILIA LUSTOSA - NÃO OLHE PARA CIMA, NÃO SAIA DA CAVERNA
                     Orlean (uma hilária Meryl Streep) que preten- “


                     (Rob Morgan), mas vão esbarrar em uma série
                     de obstáculos, passando por índices de rejei-
                     ção/apr ovação da presidente da República

                     de se candidatar à reeleição, sem falar nos mi-  TUDO EM NÃO
                     por um lanche que é grátis, nos empresários  OLHE PRA CIMA
                     litares corruptos, como o que cobra 20 dólares
                     gananciosos que já tendo conquistado todo
                     o planeta Terra rumam agora à conquista do   BEIRA O ARTIFICIAL,
                     espaço, ou ainda a imprensa sensacionalista
                     que faz de tudo para não perder audiência,   (O CÉU, O AVIÃO
                     desprezando assuntos relevantes caso esses
                       Uma comédia de equilíbrio perfeito, com  VOANDO, O ESPAÇO),
                     não deem muito “Ibope”.

                     textos inteligentes, em que nos reconhece-
                     mos o tempo todo, infelizmente. Um espelho   O CARICATO, O
                     do que estamos vivendo, levado, naturalmen-
                     sobre o caminho equivocado e perigoso que  EXCESSO. UMA
                     te, ao extremo, com o objetivo de nos alertar
                     nossa sociedade está tomando. Uma história
                     divertida e, ao mesmo tempo, triste e profun-  MANEIRA DE NOS
                     da, que coloca a ciência sob holofotes, copian-
                     do a realidade que insiste em desmenti-la por   INSERIR DESDE O
                     meio de mirabolantes teorias da conspiração,
                     saídas das cabeças de pseudofilósofos e teóri-
                     cos de botequim. Sem querer, é claro, desme-  INÍCIO NO UNIVERSO
                     recer as fascinantes conversas que acontecem
                     em tantos botecos mundo afora…           DA IRONIA, DO
                       Tudo em Não Olhe Pra Cima beira o artifi-
                     ricato, o excesso. Uma maneira de nos inserir  INVEROSSÍMEL,
                     cial, (o céu, o avião voando, o espaço), o ca-
                     desde o início no universo da ironia, do inve-
                     rossímel, mas também de nos mergulhar no   MAS TAMBÉM DE
                     mundo fake em que estamos de fato metidos.
                     mais nas redes sociais do que nas ruas e lares.  NOS MERGULHAR
                     Uma “realidade” em que as vidas acontecem

                     Vidas paralelas, muitas vezes até opostas, que
                     ganham dimensões absurdas quando “vira-  NO MUNDO FAKE EM
                     lizadas”, sendo capazes de des truir sólidos
                     caminhos percorridos, de eleger líderes gro-  QUE ESTAMOS DE
                     tescos ou de levar adolescentes ao desespero,
                       O filme de Adam McKay é assim um grito  FATO METIDOS
                     muitas vezes a caminhos sem volta.
                     de alerta, um aviso importante para que pa-                                   “
                     remos para refletir aonde é que tudo isso vai
                     parar. Um filme que vem dividindo opiniões,
                     mas que também bate diariamente recordes  deuses do olimpo cinematográfico? Ou trata-se
                     de “bilheteria” (hoje, os famosos views dos   apenas de mais uma maneira de desviar a aten-
                     streamings). E o mais interessante de tudo  ção para essa indústria que se alimenta justa-
                     é que Não Olhe Para Cima, além de contar  mente das fake news, dos índices de audiência
                     com um elenco estelar (Cate Blanchett, Joh-  e das corrupções e politicagens do meio?
                     nah Hill, Timothée Chamalet, Arianda Grande
                     etc, fora os já citados), é uma obra nascida       SAIBA MAIS SOBRE A AUTORA
                     em Hollywood, berço por excelência de quase
                     tudo o que é criticado ali no filme. Seria então          LILIA LUSTOSA
                     uma autocrítica, uma mea culpa por parte dos



       38                                       REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                         JANEIRO 2022
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43