Page 35 - Revista Política Democrática Online nº 39 - Janeiro/2022
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A PROPÓSITO DE “A MÃO DE DEUS” (2021) - LUIZ GONZAGA MARCHEZAN

                     “                                        balham com memórias sempre divertidas

                                                                Federico Fellini e Paolo Sorrentino tra-

                                                              que trazem de Rimini e Nápoles, lugares
                                                              a partir dos quais desdobram para suas
                      FEDERICO FELLINI E  narrativas representações de hábitos e
                      PAOLO SORRENTINO                        comportamentos que lhes possibilitem
                                                              leitura da natureza do italiano, sempre
                           TRABALHAM COM                      arredia a consensos, escolhas, opções.
                                                              Os  dois  diretores, para isso,  lidam  com
                                                              personagens aparentemente vazias, que,
                                                              no entanto, contam com vozes desas-
                                                              sossegadas constantemente  voltadas
                      MEMÓRIAS SEMPRE  para valores de suas origens; assim, elas
                             DIVERTIDAS QUE                   se colocam de maneiras teatrais e osten-
                                                              tam as especulações que fazem, mesmo
                     TRAZEM DE RIMINI E                       distantes de um conhecimento seguro
                                                              sobre as coisas do mundo, e no âmbito
                                                              de citações de autoimagens dos dois di-
                                                              retores em cenas de seus fi lmes.
                                                                Em A mão de Deus (2021), a justaposi-
                       NÁPOLES, LUGARES  ção entre costumes, hábitos, que mostram
                     A PARTIR DOS QUAIS                       a fanfarronice do napolitano, seu cálculo,

                                                              ficou  por  conta  da  figura  de  Maradona,

                         DESDOBRAM PARA                       que jogou no Napoli a partir de 1984 e fez
                                                              um gol com a mão pela seleção Argentina
                                                              contra a Inglaterra em 1986, algo que o na-
                                                              politano assumiu como um feito com fun-
                                                              damentos em fanfarronices suas e que res-
                         SUAS NARRATIVAS  soaram em campo aberto para o mundo.
                         REPRESENTAÇÕES                       também em A juventude (2015), de Pa-
                                                                A personagem Maradona apareceu

                                  DE HÁBITOS E                olo Sorrentino, representado pelo ator
                                                              Roly Serrano. Maradona, como na vida
                                                              de então, fora de controle do seu corpo
                                                              e mente. Aliás, uma vez considerado o
                                                              cenário do fi lme – um hotel  spa suíço,
                       COMPORTAMENTOS  percebemos que todas as personagens
                                         QUE LHES             se encontram com seus corpos e mentes
                                                              sob o controle de fi sioterapeutas e médi-
                                 POSSIBILITEM                 cos do luxuoso local.
                                                                O maestro e compositor Fred Berlinger
                                                              (Michael Caine) encontra-se em profunda

                                                              crise existencial e ao lado de sua filha, Lena
                                                              Berlinger (Rachel Weesz), também em cri-
                                      LEITURA DA  se, porque abandonada pelo marido. Mick
                                  NATUREZA DO                 Bayle (Harvey Kertel), diretor de cinema e
                                                              amigo do maestro, vê-se deprimido e ava-
                                           ITALIANO           liando sua vida e obra como medíocres;
                                                              Jimmy Tree, ator de cinema, certifica-se

                                                            “  senta no cinema. O tema musical do filme,
                                                              de que precisa mudar os papéis que repre-


                                                              cantado, no final, nada menos do que por
                                                              Sumi Jo, traz exatamente o motivo central
                                                              da narrativa: a perda do controle da medi-
                                                              da pessoal para com a vida.




       JANEIRO 2022                             REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                                    35
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