Page 38 - Revista Política Democrática nº 43 - Maio/2022
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UMA FICÇÃO BEM REAL - HENRIQUE BRANDÃO




                     distópico. Na trama, o Congresso aprova
                     uma medida provisória que obriga os cida- “
                     dãos negros a migrar para a África, a fim
                     de retornar suas origens.
                       O filme não tem sutilezas. Evidencia   EM TEMPOS SOMBRIOS,
                     o confronto de duas situações distintas,
                     marcadas pela história excludente da so-  DE ENSAIOS GOLPISTAS,
                     ciedade brasileira: de um lado, os pobres,
                     em sua maioria negros; e, de outro, a elite
                     privilegiada.                            DE NEGACIONISMOS
                       Medida Provisória  não é um filme de
                     ousadia estética e formal. Ao contrário, a   IDEOLÓGICOS, DE ATRASO
                     narrativa é convencional, a linguagem é a
                     com que nos acostumamos a ver todos os
                     dias  na  TV,  nas  novelas  e  na  maioria  dos   INSTITUCIONAL, DE
                     filmes dos canais de streaming.
                       Lázaro Ramos realiza um filme bem-fei-  CONSERVADORISMO
                     to, que conta com excelente fotografia,
                     uma direção de arte competente e bela
                     trilha sonora. O elenco ajuda muito. Taís   OFICIAL, MEDIDA
                     Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch brilham.
                       Filmado em grande parte na região por-  PROVISÓRIA, UMA FICÇÃO
                     tuária do Rio, contrapõe os grandes prédios
                     corporativos envidraçados, recém-construí-
                     dos, às vielas com o casario da Pedra do Sol   DISTÓPICA, PARECE BEM
                     e adjacências – no que já foi conhecido, no
                     início do século XX, como a “Pequena Áfri-  PLAUSÍVEL
                      “                                                                             “




                     SOMOS UM PAÍS ONDE                       de Cacá era a de que a comunidade qui-
                                                              lombola era uma sociedade fraterna, onde
                                                              os cidadãos viviam livres, em plena comu-
                     A PRESENÇA DO NEGRO                      nhão, em contraponto à tradição herdada
                                                              de  Portugal,  repressiva  e conservadora.
                     É DECISIVA PARA A                        Uma visão idílica, com certeza.
                                                                Toda obra artística reflete o espírito
                                                           “  democracia, com o povo nas ruas pedin-
                     FORMAÇÃO DO PAÍS.                        de sua época. Quando Quilombo foi lan-
                                                              çado, vivia-se um período de avanço da
                                                              do Diretas Já e a ditadura militar vivendo
                                                              seus estertores. Dali a quatro anos seria
                     ca”. É o cenário perfeito para o contraste  promulgada a Constituição Cidadã. A si-
                     que permeia a história.                  tuação permitia que se vislumbrasse um
                       Não é a primeira vez que os pretos são  futuro melhor, e a obra de Cacá insinuava
                     protagonistas no cinema nacional. Nem  que, no alto da Serra da Barriga, em Ala-
                     será a última, pois somos um país onde a  goas, havia um modo de vida diferente
                     presença do negro é decisiva para a forma-  sendo gestado.
                     ção do país.                               Lázaro Ramos concebe seu filme em
                       Nesse sentido, me veio à lembrança Qui-  uma realidade bem diferente. As con-
                     lombo, filme de Cacá Diegues, de 1984.  quistas sociais inscritas na Constituição
                     Nele, o diretor quis filmar uma alegoria de  de 1988 sofreram retrocessos que se
                     Palmares, o maior quilombo da história do  agravaram com o atual governo e sua
                     Brasil, destruído em 1694. A mensagem  base de apoio no Congresso. As forças




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