Page 48 - Revista Política Democrática Online nº 40 - Fevereiroo/2022
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NOTAS SOBRE O FUTURISMO ITALIANO E O MODERNISMO DE SÃO PAULO  - TADEU CHIARELLI





                    Foto: Reprodução





















                                Quadro Gerardo Dottori, 'Batalha aérea sobre o golfo de Nápoles', 1942

                     ordem e ao fascismo). Portanto, muito distante   [6] É claro que ao escrever, “de Anita a Porti-
                     da dimensão experimental e desestabilizadora   nari”, estou pressupondo uma continuidade en-
                     do melhor futurismo daquele país (que, em   tre os dois artistas algo absolutamente artificial.
                     grande parte, também aderiu ao fascismo).   No entanto, visto com distanciamento, é possível
                       [1] ANDRADE, Mario. “Prefácio interessantís-  entender que, ao que se sabe, apesar dos dois
                     simo”. Pauliceia desvairada, 1922. In ANDRA-  nunca terem trocado ideias sobre pintura, am-
                     DE, Mario. Poesia completa. Ed. crítica de Dileia   bos possuíam parâmetros comuns, hauridos na
                     chtrop. Porto Alegre: Movimento. Universidade  “
                                                              Europa do entreguerras.
                     Z.  Mafio.  Belo  Horizonte:  Itatiaia;  São  Paulo:
                     EDUSP, 1987. Pág. 60.
                       [2] WINCKELMANN, J.J. Reflexões sobre arte
                     antiga. Estudo introdutório de Gerd A. Bor-
                     nheim. Trad. De Herbert Caro e Leonardo To-

                     Federal do Rio grande do Sul, 1975. Por mais   PARA OS MODERNISTAS
                     estranha que possa parecer esta relação entre o   ERA FUNDAMENTAL
                     modernismo paulistano e o neoclassicismo, não
                     se deve esquecer o conselho que o crítico Ma-  CRIAR UMA ARTE QUE
                     rio de Andrade deu à pintora Tarsila do Amaral,
                     em junho de 1923: “ (…) Creio que não cairás   REPRESENTASSE O
                     no cubismo. Aproveita dele apenas os ensina-
                     mentos. Equilíbrio,  Construção, Sobriedade.   HOMEM E A NATUREZA
                     Cuidado com o abstrato. A pintura tem cam-
                     Tarsila do Amaral do dia 16 de junho de 1923.  DO PAÍS, PORQUE,
                     po próprio (…)”. Carta de Mário de Andrade a
                     In AMARAL, Aracy. Tarsila sua obra e seu tem-
                     po. São Paulo: Perspectiva/Edusp, Vol. I, 1975,   SOMENTE ASSIM,
                     pág.365 e segs.
                       [3] Carta de Mário de Andrade a Tarsila do   TERÍAMOS UMA 'ARTE
                     Amaral do dia 16 de junho de 1923. In AMA-
                     RAL, Aracy. Tarsila sua obra e seu tempo.   NACIONAL'
                     São Paulo: Perspectiva/Edusp, Vol. I, 1975,                               “
                     pág.365 e segs.
                       [4] – Carta de Mário de Andrade a Tarsila do
                     Amaral do dia 16 de junho de 1923. In AMA-
                     RAL, Aracy. Op. cit. pág.365 e segs.                SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR
                       [5] DEL PICCHIA, Menotti. “Perpétua bata-
                     lha”. Correio Paulistano. São Paulo: 18 de no-           TADEU CHIARELLI
                     vembro de 1925, pág. 3



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