Page 46 - Revista Política Democrática Online nº 40 - Fevereiroo/2022
P. 46

NOTAS SOBRE O FUTURISMO ITALIANO E O MODERNISMO DE SÃO PAULO  - TADEU CHIARELLI




                                                                                                                       Foto: Reprodução





























                      'Síntesis fascista' de Alessandro Bruschetti: Lançado em 1909, o futurismo esteve ligado às vanguardas
                       históricas, comprometidas com a experimentação e com a quebra de paradigmas da arte tradicional

                Notas sobre o futurismo italiano



                   e o modernismo de São Paulo








                         Modernismo de São Paulo foi muito distante da dimensão experimental e
                               desestabilizadora do melhor futurismo ialiano, avalia Chiarelli

                       (…) Ora, segundo modernos, erro gra-   no e a arte do modernismo de São Paulo. Qua-
                     ve o Impressionismo.                     se não aceitei o convite porque, em termos de
                       Os arquitetos fogem do gótico como da  artes visuais, os dois movimentos não poderiam
                     arte nova, filiando-se, para além dos tem-  estar mais distantes.
                     pos históricos, nos volumes elementares:   Lançado em 1909, o futurismo esteve liga-
                     cubo, esfera, etc. Os pintores desdenham  do às vanguardas históricas, comprometidas
                     Delacroix como Whistler, para se apoiarem  com a experimentação e com a quebra de
                     na calma construtiva de Rafael, de Ingres,  paradigmas da arte tradicional. Já o moder-
                     do Greco. Na escultura Rodin é ruim, os  nismo – “oficiamente” lançado em 1922 –,
                     imaginários africanos são bons. Os músicos  caracterizou-se por uma produção ligada ao
                     desprezam Debussy, genuflexos diante da  Retorno à Ordem, um fenômeno artístico in-
                     polifonia catedralesca de Palestrina e João  ternacional, de refluxo das vanguardas, ocor-
                     Sebastião Bach. A poesia… “tende a despo-  rido no período entreguerras.
                     jar o homem de todos os seus aspectos con-  Se a pintura e a escultura futuristas se ca-
                     tingentes  e  efêmeros,  para  apanhar  nele  a  racterizam pelo experimentalismo tanto formal
                     humanidade”…Sou passadista, confesso [1]   como material, explicitanto os índices da mo-
                       Faz alguns anos, me convidaram para uma  dernidade – velocidade; multidão, e, ao mesmo
                     conferência em que deveria tratar das relações  tempo, o estilhaçamento do eu, frente às novas
                     entre a pintura e a escultura do futurismo italia-  condições sociais –, a arte do modernismo, no



       46                                       REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                       FEVEREIRO  2022
   41   42   43   44   45   46   47   48   49