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22 ZUMBI DOS PALMARES E DE TODO O BRASIL - IVAN ALVES REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA IVAN ALVES - ZUMBI DOS PALMARES E DE TODO O BRASIL 23
Zumbi dos Palmares do que se passou nas florestas que se troca de nomes de Francisco para Zum- cias. Além do que, os próprios escravos se
Não obstante isso, a compreensão o historiador Joel Rufino dos Santos, a A transmissão indispensável de experiên-
e de todo o Brasil estendiam do cabo de Santo Agosti- bi poderia significar uma recuperação dividiam entre trabalhadores produtivos -
que operavam nos engenhos e no corte da
nho, em Pernambuco, até o norte do da própria identidade, das raízes africa-
cana-de-açúcar - e trabalhadores domésti-
curso inferior do rio São Francisco, em nas. Faz sentido. Mas, ainda assim, res-
Alagoas, se revela de extrema impor- ta saber se Zumbi mesmo reivindicava cos. Isso, para não aludirmos aos diferen-
O Quilombo representava, para os escravos negros, índios, mestiços e brancos pobres, tância: o Quilombo dos Palmares logrou esse nome para si, ou se, ao contrário, tes horizontes étnicos e culturais presentes
uma alternativa de vida para os que não tinham voz e nem vez na sociedade colonial construir uma comunidade conduzida as autoridades é que se referiam a ele no Quilombo. Nele, uma mulher, Acotire-
com autonomia pelos ex-escravos e dessa forma - o que também não deixa- ne, chegou a dirigir um quilombo.
De toda forma, Zumbi e seus com-
homens livres que ali nasceram. Pelas va de ser significativo. panheiros nos deixaram uma grande
Arte: Pedro Celso Cruz de Souza atual serviu de palco para uma verda- anos - apresentando-se, possivelmente, concluir que, ao aceitar o confronto da. Em Palmares, surgia uma Nação
nossas pesquisas, podemos destacar
Entre o final do século XVI e o iní-
que o Quilombo durou mais de 120 Documentação
cio do século XVIII, o Estado de Alagoas
lição: criaram um Brasil não-oficial,
em contraposição ao Brasil oficial, um
deira epopeia, encarnada pelos com-
como a maior luta de classes da história
A documentação histórica permite projeto estatal português sem dúvi-
batentes do Quilombo dos Palmares. O
da América Latina -, e isso só foi pos-
sível porque os palmarinos entenderam final em Macaco, capital do Quilombo, chamada Brasil, ainda que às avessas.
que foi essa experiência, exatamente?
Ao questionar toda uma estrutura
que poderíamos denominar de iguali- que eram parte de uma luta geral e não no ano de 1694, Zumbi provavelmente E, ainda hoje, a luta desses homens
ecoa, forçando em todos nós um justo
travavam uma luta à parte.
não via outra saída para si e o movi-
tária, a qual prevalece até meados do Convém examinar, além das formas mento que ele liderava. Ou seja, fora sentimento de admiração. Um gran-
século XVI, o colonialismo português de organização material do Quilombo até o limite de suas forças. Mas essas de dirigente revolucionário do nosso
abre a via para a sociedade de classes (trabalho livre, propriedade comunitária mesmas forças esbarravam nas cha- tempo observou certa feita que “um
no Brasil: no lugar das roças indíge- da terra), a complexa questão do ter- madas condições históricas objetivas. chefe militar não pode esperar arran-
nas, o latifúndio; no lugar dos homens ritório efetivamente controlado pelos Afinal, a ordem escravista não dava car uma vitória indo além dos limites
livres, os escravos. O Quilombo repre- quilombolas. Um território frequente- aos escravos rebelados aquelas condi- impostos pelas condições materiais,
senta para os escravos negros, índios, mente invadido, depredado. Trata-se, ções mínimas para abatê-lo. Isto é, a mas ele pode e deve lutar pela vitória
mestiços e brancos pobres - para os na realidade, de uma sociedade acossa- realização de uma política de alianças nos limites mesmos dessas condições.
que não tinham, enfim, vez nem voz da. Nesse contexto, as forças produti- que fosse além do próprio estamen- O cenário onde se desenrolam suas ati-
na sociedade colonial - acima de tudo vas não têm como se expandir além das to escravista, submetido, de outra vidades repousa sobre condições mate-
uma alternativa de vida. De uma vida atividades de subsistência e se encon- parte, a constantes renovações de riais objetivas, mas ele pode, sobre este
sem perseguições nem espoliações. tram, de fato, bloqueadas. Essa a tragé- natureza demográfica, devido à curta cenário, conduzir ações magníficas, de
Contrastando com a penúria genera- dia maior do movimento, a nosso juízo. duração do ciclo de vida do escravo. uma grandeza épica”.
lizada na Colônia, praticamente mer- Com efeito, em Palmares, vigora uma Ora, isso dificultava sobremaneira a Zumbi, enquanto chefe militar, pare-
gulhada na monocultura do açúcar, forma social de produção algo coletivi- formação de uma memória de classe. ce ter compreendido isso.
sobretudo na faixa do Nordeste atual, zada, cuja especificidade maior consiste
existia em Palmares um aparelho pro- em ser transitória e em servir de refú-
dutivo capaz de satisfazer não apenas gio para os perseguidos e espoliados da
as necessidades materiais dos mem- sociedade oficial, colonial. A segurança
bros da comunidade, mas também e a sobrevivência, a guerra e o medo -
gerar um excedente, negociado junto eis os verdadeiros motores da comuni- Foto: IDivulgação / Ministério da Cultura
aos vilarejos coloniais vizinhos. Palma- dade palmarina.
res integrava, assim, e plenamente, o Zumbi dos Palmares foi o grande
mercado interno nascente. nome dessa epopeia. Batizado com o
Essa primeira tentativa concreta nome de Francisco, ele nascera na míti-
de superação da realidade colonial ca Serra da Barriga, em 1655. Nasceu
foi finalmente esmagada pelas forças livre, portanto; nunca foi escravo de
portuguesas e pelas tropas arregi- ninguém. Tinha 40 anos ao ser assas-
mentadas pelos senhores de engenho sinado. Criado pelo padre Antonio de
e escravos de várias capitanias. Essas Melo, o menino Francisco, então coroi- Parque Memorial reconstitui o cenário e a história do Quilombo dos Palmares
tropas chegaram a mobilizar cerca de nha que “conhecia todo o latim que há
14 mil homens, pelo que apuramos mister e crescia em português e latim
nos arquivos portugueses. Mesmo muito a contento”, fugira para Palmares SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR:
modernamente, seria uma operação em 1670, tornando-se em poucos anos IVAN ALVES
Zumbi dos Palmares chegou a comandar 20 mil pessoas até sua morte
de guerra considerável. o dirigente máximo do Quilombo. Para