Com a finalidade de elaborar o Planejamento Estratégico da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), com as escolhas dos eixos de atuação e das atividades a serem desenvolvidas pela entidade durante o quinquênio 2022-2027 e atender à manifestação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), reuniram-se nos dias 3 e 10 de outubro e 3 de novembro de 2022, de forma virtual, membros do Conselho Curador, da Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo, do Conselho Fiscal e funcionários.
Na primeira reunião, no dia 3 de outubro, foram apresentados os conceitos básicos para a elaboração de um planejamento estratégico. Na ocasião, foram reforçadas as bases do planejamento da FAP: a missão (qual a sua razão de ser), a visão (o que quer ser para a sociedade) e os valores (sentimentos que guiarão suas relações para atingir seus objetivos). Foi solicitado, ao final, que cada participante contribuísse com sua percepção sobre forças e fraquezas da instituição, além de oportunidades e ameaças percebidas no ambiente externo.
A segunda reunião, realizada no dia 10 de outubro, serviu para apresentar aos participantes a consolidação de como ficou a análise de cenário (Anexo A deste relatório), na visão do grupo, criando ambiente para então apresentarem diretrizes para o biênio 2021-2022. Ao final, foi fornecido formulário para que apresentassem suas sugestões de diretrizes para cada um dos eixos de atuação da FAP: formação política, interlocução com a área cultural e acadêmica, produção de conteúdo de análises sociais e políticas públicas. Além destes pontos, foram solicitados também projetos relativos a problemas específicos que foram desprezados pelo governo federal nos últimos quatro anos.
A terceira reunião, do dia 3 de novembro, serviu para apresentar a consolidação das ideias, sugestões, e está apresentada no Anexo B, que detalha as diretrizes destacadas pelos participantes. Um último formulário foi encaminhado após a reunião para que os participantes, com base nas diretrizes propostas, apresentassem sugestões de plano de ação que permitissem atingir os objetivos de cada diretriz. Com poucas manifestações e sugestões para os planos de ação, foi feito um resumo das diretrizes, transformadas em sugestão de plano de ação, o que deverá ser motivo para avaliação e aprimoramento pela diretoria, sugerindo uma ação imediata, até 30 dias da data de conhecimento deste relatório.
Para atender à sua missão, de tempos em tempos, as organizações reúnem seus membros e pessoas envolvidas no seu desenvolvimento para uma avaliação de suas atuações, definindo, revendo e atualizando suas diretrizes para atingir sua visão. Isto é, os objetivos que devem perseguir para realizarem sua missão.
O primeiro movimento para elaboração de um planejamento estratégico é a análise de cenário, para que a organização compreenda como está o seu ambiente interno e qual a situação que se insere no ambiente externo. A ferramenta utilizada é chamada de FOFA, em que são avaliadas suas forças e fraquezas (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo).
Como as questões estratégicas são complexas ou dependem de múltiplas áreas do conhecimento para sua solução, é importante o esforço colaborativo no processo de elaboração de estratégias. Para isto, é importante contar com as ideias de pessoas de formações e perspectivas diferentes que, além de fortalecer o esforço de elaboração de diretrizes, gera motivação, compromisso e responsabilidade na execução da estratégia para fazê-la dar certo.
A partir das diretrizes, são elaborados planos de ação, com definição de metas e prazos, que servem para manter o foco dos seus membros e a utilização coerente de seus recursos. Equipes são formadas para a execução dos planos, reuniões periódicas são realizadas para avaliação e correção de rumos. Essas ações, executadas de forma harmônica e cooperativa, são possíveis quando praticadas com os valores da organização, que no caso da FAP são: transparência, sustentabilidade, solidariedade, reformismo, ética, equidade, democracia e cosmopolitismo.
Missão
No art. 3º do estatuto da FAP descreve que “A Fundação é instituída
para promover o estudo e a reflexão crítica da sociedade, de maneira a
construir referencias teóricas e culturais relevantes para as lutas
democráticas e progressivas da sociedade brasileira".
Promover o estudo e
a reflexão crítica da sociedade, de maneira a construir referências teóricas e
culturais relevantes para a defesa, consolidação e reforma do Estado Democrático
de Direito.
Visão
Foi definida, como Visão da Fundação: Ser referência para
a cultura e a política democrática no Brasil.
Planos de ação
A partir das Diretrizes, foi solicitado aos participantes propostas de
Plano de Ação para cada um dos eixos de atuação da FAP e as propostas
apresentadas, que servirão de base para a avaliação e implementação pela
Diretoria Executiva estão apresentados no Anexo C.
Para cada Diretriz poderão ser elaborados tantos Planos de Ação quanto
sejam necessários os quais devem definir claramente o Escopo (abrangência),
Prazo, Custos, Indicadores, Períodos de Revisão e Avaliação, Definição de Equipe
e em especial designar um Coordenador de Projeto que será o responsável pelo atingimento
das metas.
Projetos
A partir dos objetivos estratégicos, serão elaborados os projetos para atendimento a cada um deles.
Para cada objetivo estratégico, poderão ser elaborados projetos necessários que deverão definir claramente escopo (abrangência), justificativa do projeto (importância e objetivos a alcançar), prazos, recursos, indicadores, períodos de revisão e avaliação, definição de equipe e, em especial, designar um coordenador de projeto, que será o responsável pelo cumprimento das metas.
A responsabilidade da definição dos projetos é da diretoria executiva, a partir das sugestões apresentadas pelos participantes que elaboraram este planejamento estratégico.
Projetos especiais
No biênio 2022-2024 oferece uma oportunidade para atuação da FAP de
acordo com sua Visão de “ser referência para a cultura e a
política democrática no Brasil”, com enfase dos principais desafios que
enfrentamos nos dias atuais na sociedade brasileira, muito importantes para a
política nacional, que são:
Além destes foi sugerido por outros participantes o seguinte:
Cuidado especial para implementação de plano de ação
Esta é uma história de quatro pessoas: TODO
MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
Havia um trabalho importante a ser feito e TODO
MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito. Mas
ninguém o fez. ALGUÉM zangou quando NINGUÉM fez quando NINGUÉM fez o que
QUALQUER UM poderia ter feito.se porque era um trabalho de TODO MUNDO. TODO
MUNDO, pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO
MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM.
O presente relatório é submetido à apreciação da diretoria executiva para avaliação, comentários e, se necessário,
complementação ou formatação, para apresentação às autoridades reguladoras e
auditoras das fundações.
José Augusto Neves
Consultor Estratégico