Começou no Museu de Arte de São Paulo (MASP) a exposição “Histórias da Sexualidade”, reunindo mais de 300 obras que contam a trajetória da sexualidade na vida humana por meio da arte: desenhos, pinturas, esculturas e fotografias. O #ProgramaDiferente recomenda. Assista.
O visitante percorre a exposição através de núcleos temáticos: Corpos nus, Totemismos, Religiosidades, Performances de Gênero, Jogos Sexuais, Linguagens, Voyeurismos, Políticas do Corpo e Ativismos. Entre os artistas com obras expostas estão Pablo Picasso, Edgard Degas, Maria Auxiliadora da Silva, Paul Gauguin, Suzanne Valadon, Adriana Varejão, Anita Malfatti, Édouard Manet, Toulouse-Lautrec e Victor Meirelles.
Neste momento em que a sexualidade na arte provoca polêmicas e discussões exacerbadas, o MASP vetou a entrada para menores de 18 anos. Segundo a curadora Lilia Moritz Schwarcz, é a primeira vez em 70 anos que a presença de menores, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis, será vetada em uma exposição. O filósofo Luiz Felipe Pondé também comenta o assunto.
Histórias da Sexualidade
De 20 de outubro de 2017 a 14 de fevereiro de 2018
Terça a domingo das 10 às 18h; quinta das 10 às 20h
MASP (Avenida Paulista 1578)
Preço: R$ 30,00 (inteira)
Classificação: 18 anos.