A Mesa 3 do seminário Os Desafios da Democracia: um programa política para o século XXI, com o tema Inclusão, teve a abertura realizada por Eduarda La Rocque, economista, diretora do Instituto Jones Santos Neves (ES) e ex-secretária de Fazenda da Prefeitura do Rio.
Os contrapontos foram realizados por Mauro Oddo Nogueira, administrador e engenheiro, pesquisador e professor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e Ivair Alves dos Santos, sociólogo, professor da Universidade de Brasília (UnB).
Os comentários, pelo deputado Federal Daniel Coelho (PE), líder do Cidadania na Câmara. A mediação da mesa foi realizada pelo sociólogo, consultor legislativo do Senado e diretor da FAP, Caetano Araújo.
Confira, abaixo, a entrevista com o sociólogo e professor da Universidade de Brasília, a UnB, Ivair Alves dos Santos, que fez o contraponto da Mesa 3. Ele destaca que o movimento negro atua em busca de diversas conquistas da sociedade. Ele aponta a mobilização como um importante meio para conseguir mudar o acesso da população negra à universidade e a cargos públicos, por exemplo. O professor discutiu o assunto durante o seminário Os Desafios da Democracia: um programa política para o século XXI, realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em São Paulo, no dia 24 de agosto de 2019.