Confira os autores da revista Política Democrática Online, edição abril de 2021
Veja, abaixo, a relação de todos os autores de conteúdo da 30ª edição mensal da Revista Política Democrática Online (abril de 2021).
A publicação é produzida e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília e vinculada ao Cidadania.
José Gomes Temporão: entrevistado especial desta edição. É um médico sanitarista e político luso-brasileiro. Foi ministro da Saúde durante boa parte do segundo mandato do governo Lula, empossado em março de 2007 e sucedido em 1º de janeiro de 2011. Atualmente, é diretor Executivo do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde.
Caetano Araújo: entrevistador de José Gomes Temporão. É graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestre (1980) e doutor (1992) em Sociologia pela mesma instituição de ensino. Atualmente, é diretor-geral da FAP e consultor legislativo do Senado Federal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia Política.
Luiz Santini: entrevistador de José Gomes Temporão. Médico pela Universidade Federal Fluminense (1970). Foi diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É mestre em Cirurgia Torácica pela UFF e cursou o doutorado em Planejamento de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dirigiu a Faculdade de Medicina da UFF de 1979 a 1982 e foi diretor executivo da Associação Brasileira de Educação Médica.
Renato Ferraz: entrevistador de José Gomes Temporão. Renato Ferraz é jornalista profissional desde 1988. Trabalhou em veículos como Veja, Correio Braziliense, Congresso em Foco e outros. É pós-graduado pelo UniCeub e pela ISE Business School/Universidad de Navarra.
JCaesar
JCaesar é o pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Cardoso de Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da Veja.
Vinícius Müller: autor do artigo “A pedagogia do centro”. Possui graduação em História (200), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Economia (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em História Econômica (2014), pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e do Centro de Liderança Pública (CLP).
Sérgio C. Buarque: autor do artigo “O Brasil foi intubado, e o oxigênio está acabando”. Economista com mestrado em sociologia, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), consultor em planejamento estratégico com base em cenários e desenvolvimento regional e local, sócio da Multivisão-Planejamento Estratégico e Prospecção de Cenários e da Factta-Consultoria, Estratégia e Competitividade. É sócio fundador da Factta Consultoria. Fundador e membro do Conselho Editorial da Revista Será? e membro do Movimento Ética e Democracia.
José Luiz Oreiro: autor do artigo “O retorno do dilema juros-câmbio?”. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É editor do site que leva seu nome (www.joseluisoreiro.com.br)
Mauro Oddo Nogueira: autor do artigo “Auxílio emergencial: a boia no meio da tormenta”. É graduado em Engenharia Mecânica (1985) e em Administração (1990), pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Engenharia de Produção pela UFF (1995) e doutor (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação (2006) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e autor do livro Um pirilampo no porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil.
Hussein Kalout: autor do artigo “O rastilho de destruição da diplomacia brasileira”. É formado pela Universidade de Brasília (UnB), cientista político, especialista em política internacional e Oriente Médio, professor de relações internacionais e pesquisador da Universidade de Harvard. Foi secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2016-2018). Também atuou como consultor da ONU e primeiro latino-americano a integrar o Advisory Board Havard Internacional Review para exercício de mandato vitalício.
Marcelo Aguiar
Arquiteto, autor do artigo “50 anos sem Anisio Teixeira”, foi secretário de Educação no Governo do Distrito Federal por duas vezes, em 2010 e 2013/2014, e de Ensino Integral em 2009. Também foi secretário executivo do Ministério do Trabalho em 2012 e secretário Nacional do Bolsa Escola no MEC em 2003.
Foi consultor do Unicef para educação na África entre 1999 e 2000 (Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e América Latina entre 2001 e 2002 (Equador, Bolívia, El Salvador e México)
Autor dos livros “Educação para enfrentar a pobreza” (2002) e “Educação pós-Covid-19” (2021).
Paulo Baía: autor do artigo “O Brasil não respeita o sagrado ventre do sorriso”. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-doutor em História Social pela UFF. É professor do Departamento de Sociologia da UFRJ e coordenador do Núcleo de Sociologia de Poder e Assuntos Estratégicos.
Cleomar Almeida: autor da reportagem especial sobre crimes cibernéticos. Graduado em jornalismo, produziu conteúdo para Folha de S. Paulo, El País, Estadão e Revista Ensino Superior, como colaborador, além de ter sido repórter e colunista do O Popular (Goiânia). Recebeu menção honrosa do 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e venceu prêmios de jornalismo de instituições como TRT, OAB, Detran e UFG. Atualmente, é coordenador de publicações da FAP.
Martin Cesar Feijó: autor do artigo “Karl Marx, uma biografia para o século XXI”. Doutor em comunicação pela USP e professor de comunicação comparada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É autor, entre outros, de O que é política cultural (1983), Formação política de Astrojildo Pereira (1985) e 1932: a guerra civil paulista (1998, este em parceria com Noé Gertel).
Leandro Consentino: autor do artigo “O ideologismo irresponsável”. Bacharel em Relações Internacionais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor no Insper e na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Juliana Magalhães: Autora do artigo “Polêmica marca anulação das condenações de Lula”, é sócia do escritório Trindade Camara Advogados e consultora legislativa do Senado Federal em direito penal e processo penal. Mestre em direito e políticas públicas e especialista em direito processual.
Lilia Lustosa: autora do artigo “Cinema feminino e plural”. Formada em publicidade, especialista em marketing, mestre em história e estética do cinema pela Universidade de Lausanne e doutoranda nesta mesma instituição de ensino superior.
Henrique Brandão: autor do artigo “Doses de felicidade”. É jornalista e amante de cinema.