“Pandemia mostra capacidade de resiliência do SUS”, diz Luiz Santini

Pesquisador da Fiocruz e ex-diretor do Inca vai discutir impactos da covid-19 no sistema em nova aula do curso Jornada Cidadã 2022
Washington Reis/FAP - Aula do médico e pesquisador Luiz Santini no curso Jornada Cidadã 2022. Arte: Washington Reis/FAP
Aula do médico e pesquisador Luiz Santini no curso Jornada Cidadã 2022. Arte: Washington Reis/FAP

Pesquisador da Fiocruz e ex-diretor do Inca vai discutir impactos da covid-19 no sistema em nova aula do curso Jornada Cidadã 2022

Cleomar Almeida, da equipe da FAP

Pesquisador associado do Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-Fiocruz) e ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o médico Luiz Santini diz que “a pandemia mostra a capacidade de resiliência” do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele discute o assunto, na segunda-feira (29/11), a 11ª aula do curso Jornada Cidadã 2022.

Realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília, em parceria com o Cidadania, o curso está disponível na plataforma de educação a distância Somos Cidadania, gratuitamente, a simpatizantes e filiados ao partido.

previous arrow
next arrow
 
previous arrow
next arrow

Santini, que que também é professor de Cirurgia e de Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), vai discutir os impactos da pandemia no SUS, mesmo título da mais recente revista Política Democrática impressa (58ª edição), cuja organização teve participação dele. A publicação foi editada pela FAP.

“O SUS teve capacidade de acionar seu mecanismo de gestão tripartite e fez com que, mesmo com ausência de liderança nacional, o sistema fosse capaz de funcionar e responder adequadamente”, afirma Santini.

Segundo o pesquisador, apesar do negacionismo de Bolsonaro, o SUS se sobrepôs a tentativas de ingerência do governo de tentar desqualificar o sistema para favorecer, por exemplo, compra e distribuição de insumos pelo setor privado, em meio a um esquema de corrupção, como revelou a comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado.

O médico acredita que, se não fosse o sistema público, o Brasil já teria um número muito maior que o de 614 mil vítimas da covid-19.

O curso

As inscrições no curso podem ser feitas, diretamente, na plataforma de educação a distância Somos Cidadania, que é totalmente interativa, moderna, com design responsivo e tem acesso gratuito para matriculados. Nela, além das aulas, os alunos têm à disposição uma série de informações relevantes e atuais sobre o contexto político brasileiro e eventos contínuos realizados pela FAP.

Palestrantes do curso Jornada Cidadã 2022
Palestrantes do curso Jornada Cidadã 2022

O curso, segundo a coordenação, reúne uma série de professores altamente qualificados para abordar temas que afetam diretamente o dia a dia das pessoas e devem ser encarados por meio de políticas públicas eficazes, em meio a um cenário tomado pela pandemia da covid-19.

Veja vídeos do curso

Leia mais

“Mais pobres estão solapados pela pandemia”, diz Eliziane Gama

“Brasil precisa dar salto na educação”, afirma Cristovam Buarque

Análise de conjuntura não é jogo de adivinhação”, diz Luiz Carlos Azedo

Curso Jornada Cidadã 2022 mostra uso estratégico das redes sociais

‘Comunicação política é como droga’, diz jornalista e publicitário Edson Barbosa

‘É preciso criatividade para firmar projeto político com valores’, diz Arnaldo Jordy

Marcelo Nunes vê avanço em federação partidária: “Muito positiva”

Rubens Bueno discute estratégias de pré-campanha na Jornada Cidadã 2022

Direitos políticos são abordados na segunda aula da Jornada Cidadã 2022

História e identidade do Cidadania 23 são temas de aula da Jornada Cidadã 2022

Professores sugerem obras para alunos do curso Jornada Cidadã 2022

FAP abre inscrições para curso de formação política Jornada Cidadã 2022

Privacy Preference Center