Juliet Matos indica pilares de propostas de políticas com as mulheres e para as mulheres

Ativista política realizará a sexta aula do Curso Online para Candidatos e Assessores
Juliet Matos

Comunicação FAP

A ativista política Juliet Matos diz que as propostas políticas com as mulheres e para as mulheres devem focar em política pública de excelência, processo de escuta ativa e participativa em todas as etapas e universalidade das ações. Ela vai ministrar, nesta terça-feira (14/5), a quinta aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23.

Juliet tem 15 anos de experiência no terceiro setor, gestão de projetos, relações governamentais e trabalhos direcionados a causas sociais e humanitárias. Atua em captação de recursos com indivíduos e pessoa jurídica, relações institucionais e parcerias, articulação política com diversos atores públicos.

Veja, abaixo, o vídeo da aula:

Para mais informações sobre o Curso Online para Candidatos e Assessores, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338. As inscrições continuam abertas (Clique no link ao final do texto).

O que fazer e o que não fazer

Três pontos a serem considerados nas propostas com as mulheres e para as mulheres, de acordo com Juliet.

1 – Política Pública de Excelência: Devem ser realizadas utilizando as evidências e os dados para conhecer a realidade do seu município e as principais defasagens de cada área da gestão pública de maneira integrada (saúde, educação, segurança pública, economia, emprego, moradia, etc)

2 – Processo de Escuta Ativa e Participativa em Todas as Etapas: A sociedade civil organizada, a academia, os movimentos de mulheres e as associações representativas devem ser parte ativa do processo de fazer política voltada às mulheres em todas as etapas, desde escutar suas demandas e formular a proposta ou a política pública a mecanismos participativos de controle social e avaliação de resultados

3 – Universalidade dentro das políticas públicas em geral: Políticas para as mulheres não devem estar confinadas dentro de um segmento único, como proposta de nicho. Elas devem ser levadas em consideração em todas as áreas da esfera pública. Não existe política pública neutra.

Três pontos a serem evitados ao abordar política para as mulheres, segundo Juliet.

1 – Lugar de mulher é na política e onde ela quiser! Abandonar discursos fáceis que dizem que mulheres não se interessam pela política ou que não tem as competências necessárias para falar sobre os temas mais importantes da cidade.

2 – Fazer política para as mulheres não é se vestir de rosa ou dar flores! Flores são lindas e a gente ama! Mas fazer política para e com as mulheres é muito mais do que fazer um evento cor de rosa em datas comemorativas e estereotipadas. Nós, homens e mulheres na política, temos que ir além!

3 – Não pratique violência política de gênero! Sabia que estatisticamente mulheres são muito mais interrompidas em suas falas do que homens? Tente ouvir e respeitar o momento de fala de todos, principalmente as mulheres!

> Eleições 2024: Sergio Denicoli explica três pontos que movem as redes

> O que pode e o que não pode na pré-campanha: Advogado explica regras das eleições 2024

> Amom Mandel revela estratégias para candidato vencer as eleições 2024

> Eleições 2024: Curso Online para Candidatos e Assessores registra 1.500 inscrições

> Campanha eleitoral com pouco dinheiro: FAP e Cidadania iniciam novo módulo de curso

O Curso

O curso é ministrado na modalidade de formação continuada, por meio da sala virtual do Zoom. O link é enviado diretamente para a turma antes de cada aula. Os interessados ainda podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente.

As aulas são ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, e todas ficam disponíveis para acesso ilimitado no canal da fundação no Youtube. Será enviado certificado para todos as pessoas concluintes do curso de formação política.

O primeiro módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores foi realizado de setembro a dezembro de 2023.

Em caso de dúvida, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338

É o quarto curso de capacitação focado em formação política realizado pela FAP.