História e identidade do Cidadania 23 são temas de aula da Jornada Cidadã 2022

Arte: FAP
Arte: FAP

Partido permanece como importante vetor para concretizar os ideais democráticos da cidadania plena e da justiça social

Cleomar Almeida, da equipe da FAP

História, princípios e identidade do Cidadania 23 é tema da segunda aula do curso online Jornada Cidadã 2022, oferecido pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) exclusivamente para filiados ao partido, por meio da plataforma Somos Cidadania. A aula telepresencial será ministrada, nesta segunda-feira (18/10), pelo diretor-geral da entidade, o sociólogo Caetano Araújo, que também é consultor do Senado.

Em sua aula, o sociólogo destacará a longa trajetória do Cidadania em defesa da democracia e dos valores republicanos, desde que surgiu com a concepção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), passando pelo Partido Popular Socialista (PPS), até evoluir para a sua nova identidade política com o nome mais recente para marcar a sua transformação ao longo da história.

Clique aqui e inscreva-se já

A aula deve mostrar que o partido, apesar de ter uma nova identidade, mantém-se como um importante vetor para concretizar, de forma coerente, os ideais democráticos da cidadania plena e da justiça social com novos modelos e soluções para a urgente melhoria das condições de vida do povo brasileiro.

O Cidadania entende que um partido precisa ter posições claras sobre os principais temas e desafios que se colocam para a sociedade. É por isso que, em seu estatuto, reconhece a necessidade de ter a capacidade de se reinventar para acompanhar a evolução do país para fazer dele o mais antigo e ao mesmo tempo o mais novo partido do Brasil.

A história do Cidadania está vinculada à resistência do PCB principalmente no período da ditadura militar no Brasil. O PCB, que completará 100 anos em 2022, foi um partido criado, na época, sob a influência do movimento anarquista então dominante nos meios sindicais.

O partido atravessou a maior parte de sua história na clandestinidade, mas apresenta um saldo de realizações nos mundos do trabalho, da ciência, da cultura e da formulação de políticas públicas no Brasil muito superior ao que o número reduzido de militantes naquele contexto poderia projetar.

Sustentado no tripé do mundo do trabalho, da cultura e da defesa pela democracia, o histórico partido também tem a sua trajetória registrada no livro “Os nove de 22: O PCB na vida brasileira” (283 páginas), do historiador Ivan Alves Filho. A obra foi lançada, recentemente, pela FAP.

O curso

As inscrições no curso podem ser feitas, diretamente, na plataforma de educação a distância Somos Cidadania, que é totalmente interativa, moderna, com design responsivo e tem acesso gratuito para matriculados. Nela, além das aulas, os alunos têm à disposição uma série de informações relevantes e atuais sobre o contexto político brasileiro e eventos contínuos realizados pela FAP.

O curso, segundo a coordenação, reúne uma série de professores altamente qualificados para abordar temas que afetam diretamente o dia a dia das pessoas e devem ser encarados por meio de políticas públicas eficazes, em meio a um cenário tomado pela pandemia da covid-19.

A seguir, veja a lista de temas de cada aula e seus respectivos professores:

Aula Inaugural: Ética na política13/10
(quarta-feira)
Alessandro Vieira
1. História, princípios e identidade do Cidadania 2318/10
(segunda-feira)
Caetano Araújo
2. Direitos políticos e sistema partidário na Constituição de 8820/10
(quarta-feira)
Arlindo Fernandes
3. Pré-campanha: organização, planejamento e estratégias. Orçamento de campanha e arrecadação de recursos.25/10
(segunda-feira)
Rubens Bueno  
4. Direito e Regras Eleitorais na Campanha de 2022 – Legislação e Regulamentação do TSE: o que pode e o que não pode.27/10
(quarta-feira)
Marcelo Nunes
5. Liderança, Engajamento e mobilização3/11
(quarta-feira)
Arnaldo Jordy  
6. Marketing e Comunicação política8/11
(segunda-feira)
Édson Barbosa
  7. Estratégias de uso das redes sociais10/11
(quarta-feira)
Jordana Saldanha
8. Análise de Conjuntura das Eleições 202217/11
(quarta-feira)
Luiz Carlos Azedo
9. Educação22/11
(segunda-feira)
Cristovam Buarque
10. Redução da desigualdade e erradicação da pobreza24/11
(quarta-feira)
Eliziane Gama
11. Saúde29/11
(segunda-feira)
Luiz Santini
12. Segurança1º/12
(quarta-feira)
Raul Jungmann
13. Meio-ambiente e sustentabilidade  6/12
(segunda-feira)
Sérgio Besserman
14. Estratégias pós-covid  8/12
(quarta-feira)
Luciano Rezende
Aula de encerramento15/12
(quarta-feira)
Roberto Freire

Professores sugerem obras para alunos do curso Jornada Cidadã 2022

FAP abre inscrições para curso de formação política Jornada Cidadã 2022

Privacy Preference Center

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.