Davi Medeiros, O Estado de S.Paulo
Além da pré-campanha nas ruas e nas mídias sociais, os presidenciáveis buscam novos espaços para angariar apoios na corrida pelo Planalto. O mercado editorial desponta como um dos nichos disputados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) estampam as capas de livros que figuram na última lista dos mais vendidos da Nielsen-PublishNews, na categoria de Não Ficção. A obra sobre o petista aparece em sexto lugar, enquanto o ex-juiz da Lava Jato ocupa o 16º. Embora fora dessa lista, Ciro Gomes (PDT) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) também já estão nas prateleiras das livrarias.
Os livros dos presidenciáveis apostam em diferentes abordagens para atrair os eleitores. Lula é o protagonista de uma biografia de 447 páginas escrita pelo jornalista Fernando Morais. A obra relata as prisões do líder petista e detalha sua passagem pela cadeia após as condenações da Lava Jato. Também está previsto um segundo volume descrevendo melhor as acusações enfrentadas pelo ex-presidente e os escândalos de corrupção de seu governo. Este, porém, só será lançado após as eleições.
LEIA TAMBÉM
Biografia de Lula escrita por Fernando Morais detalha prisões, mas omite processos por corrupção
No campo oposto, a aposta de Sérgio Moro para ganhar a simpatia do público é se colocar como o principal nome anticorrupção do País, intenção posta em evidência pelo título de seu livro: Contra o Sistema da Corrupção. A obra descreve a atuação do ex-juiz na Operação Lava Jato e sua passagem pelo Ministério da Justiça durante o governo Bolsonaro.
No fim do ano passado, Moro fez um tour de lançamento de seu livro em várias capitais. Vestindo figurino de candidato, aproveitou os eventos relacionados à obra para fazer campanha, criticar seus prováveis adversários na corrida presidencial e tirar fotos com apoiadores.
Já Ciro Gomes adotou um título sugestivo para um candidato à Presidência: Projeto Nacional: O Dever da Esperança. A obra ocupa, nesta quarta-feira, 5, a primeira posição na categoria de Políticas Públicas Política e Ciências Sociais da Amazon, onde vendeu mais de 100 mil exemplares. O livro também foi indicado ao Prêmio Jabuti de 2021, tendo ficado entre os dez finalistas na categoria Ciências Sociais.
Pré-candidato do Novo para o pleito de 2022, o cientista político Luiz Felipe d’Ávila também vem divulgando uma reedição do livro 10 Mandamentos: do País que Somos para o Brasil que Queremos, lançado originalmente em 2017. O representante do Novo passou a ter seu rosto estampado na capa da nova edição, aproximando sua estratégia à de outros presidenciáveis. Na obra, o pré-candidato comenta o contexto atual da Política e da Economia e traz reflexões sobre possíveis melhorias para o País.NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Biografia de Lula escrita por Fernando Morais detalha prisões, mas omite processos por corrupção
- Moro se enxerga como um ‘Intocável’ em livro autobiográfico
Fonte: O Estado de S. Paulo
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-moro-ciro-livros-mais-vendidos,70003942128