A convocação do XIX Congresso do Partido Popular Socialista (PPS) para 24 de março de 2018 levou a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) a mobilizar-se com o objetivo de reunir as informações e reflexões mais úteis para subsidiar os futuros debates.
A iniciativa recebeu o título de Conferência Nacional – “A Nova Agenda do Brasil”, desdobrada em três seminários, cada um contando com a participação de cerca de 20 pessoas, dos quadros do partido, da FAP e dos meios mais representativos da sociedade, como a academia, os meios jornalísticos e organizações civis.
A discussão da Conferência Nacional se pautou nos relatórios provenientes do ciclo de seminários realizados pela FAP nos últimos meses. O primeiro seminário realizou-se no Rio de Janeiro, no dia 24 de fevereiro, e discutiu o tema “Novo pacto entre o Estado e a sociedade brasileira”. A professora Maria Alice Resende de Carvalho apresentou o documento que serviu de base aos debates. O professor Caetano Araújo atuou como relator, e o professor Sergio Buarque, como primeiro debatedor.
Reunido em São Paulo, em 3 de março, o segundo seminário cuidou de explorar “O Brasil em um mundo em transformação”. O documento de apoio foi submetido por Nelson Tavares e comentado, e Luiz Paulo Vellozo foi escolhido como relator e o professor Creomar de Souza, como primeiro debatedor.
O terceiro seminário, “Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social, fechou o ciclo em Brasília, no dia 10 de março. O texto de apoio foi proposto pela professora Maria Amélia Rodrigues da Silva Enriques, sendo o professor Alberto Aggio o relator e o professor Felipe Salto o primeiro debatedor.
Os relatórios elaborados deram testemunho da vitalidade e amplitude das inquietações, comentários e propostas dos participantes.
Confira, a seguir, a transcrição da Conferência Nacional – “A Nova Agenda do Brasil e dos seminários que antecederam a realização da Conferência:
» Relatório da Conferência Nacional “A Nova Agenda do Brasil”
A Conferência Nacional criou grupos de discussões para resumir em uma pauta objetiva a documentação recebida do ciclo de seminários realizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Cada grupo foi composto à base de um terço dos participantes inscritos na Conferência, respeitada a distribuição equânime das delegações estaduais. Desse esforço, resultaram as propostas consolidadas.
» Relatório do Seminário “O Brasil em um mundo em transformação” – São Paulo (03/03/2018)
» Relatório do Seminário “Desenvolvimento sustentável e inclusão social” – Brasília (10/03/2018)