A Noite da Espera: Clube de leitura online discute livro de Milton Hatoum

Grupo de discussão é organizado pela Biblioteca Salomão Malina, sediada em Brasília
WhatsApp Image 2024-05-20 at 14.15.59

Comunicação FAP

O Clube de Leitura Eneida de Moraes, organizado pela Biblioteca Salomão Malina, realizará no dia 3 de junho uma sessão de debate online sobre o livro A Noite da Espera (Companhia das Letras), de Milton Hatoum. O professor e analista literário Mauro Dellal discutirá a obra, como convidado da biblioteca.

O público poderá assistir ao debate e enviar perguntas por meio das páginas da biblioteca e da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) no Facebook e do canal da entidade no Youtube. Para solicitar acesso à sala do aplicativo do Zoom e participar diretamente do debate, basta enviar solicitação para o WhatsApp oficial da Biblioteca Salomão Malina, que é vinculada à entidade, pelo seguinte número: 61984015561

> Clique aqui e adquira o seu exemplar!

> Confira eventos da Biblioteca Salomão Malina no Youtube!

Primeiro volume da série O Lugar Mais Sombrio, o novo romance de Milton Hatoum retrata a formação sentimental, política e cultural de um grupo de jovens na Brasília dos anos 1960 e 1970.

Nove anos após a publicação de Órfãos do Eldorado, Milton Hatoum retorna à forma da narrativa longa em uma série de três volumes na qual o drama familiar se entrelaça à história da ditadura militar para dar à luz um poderoso romance de formação.

Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste e sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos.

Às descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo.

Neste que é sem dúvida um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país cindido por um golpe.

Biblioteca Salomão Malina

Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008, a Biblioteca Salomão Malina se tornou um importante espaço de incentivo à produção do conhecimento em Brasília. Localizada no Conic, tradicional ponto de cultura urbana próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a biblioteca foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2017, após ser revitalizada. Isso garantiu ainda mais conforto aos frequentadores do local e reforçou o compromisso da biblioteca em servir como instrumento para análise e discussão das complexas questões da atualidade, aberta a todo cidadão.

O espaço integra a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), mantida pelo Cidadania23, e conta com títulos para empréstimos, que são constantemente atualizados por meio de doações e pela aquisição de obras de pensadores contemporâneos. O acervo é especializado em Ciências Sociais e Humanas, contando também com livros da literatura que fazem menção à crítica social e dos costumes, na transição do Brasil rural para o urbano.