Historiador e professor Marcus Vinicius Oliveira coordenou a discussão em evento realizado pela FAP
Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP
Os riscos à democracia geram bastante preocupação e debate em meio ao acirramento e polarização de ideias na sociedade. Governos de extrema direita, como é o caso do presidente Jair Bolsonaro no Brasil, demonstram cada vez mais posturas contrárias aos ideais democráticos e republicanos e alimentam polêmicas para inflar os ânimos de seus seguidores, conforme analisam cientistas políticos.
Como de costume, a discussão é polarizada. Os pontos apresentados por cada um dos lados envolvidos nessa batalha ideológica são intermináveis e usados como argumento para defenderem o que pensam. Muitas vezes, até a dignidade humana é colocada em xeque. Mas até que ponto a democracia existe no Brasil? É possível e preciso democratizar a democracia? Em que medida a democracia resulta na consciência e prática de direitos e deveres por parte dos cidadãos?
Esses e outros assuntos foram abordados em discussão coordenada pelo historiador e professor Marcus Vinicius Oliveira, durante o IV Encontro de Jovens Lideranças, realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em Corumbá de Goiás, a 125 quilômetros de Brasília. No total, 75 jovens dos 26 Estados e do Distrito Federal participaram do evento.
» Confira abaixo o vídeo da palestra de abertura ou clique aqui!
Veja mais vídeos:
» Batalha de poesias ecoa protesto contra preconceitos, violência e criminalidade
» ‘Participação dos jovens melhora o debate’, afirma Benjamin Sicsu
» ‘Nosso objetivo não é fazer doutrinarismo’, diz Luiz Carlos Azedo