TVFAP.net acompanha debate sobre livro de Mario Schenberg na Unesp

A TVFAP.net acompanhou um debate promovido na Unesp, no centro de São Paulo, sobre o livro “Mario Schenberg: o cientista e o político”, escrito por Dina Lida Kinoshita e editado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP). Assista.

Como afirma o professor Silvio Salinas na sua apresentação, esta obra é a biografia política de um militante notável, intelectual que se manteve fiel às perspectivas socialistas desde a sua juventude, e que foi também um dos grandes cientistas brasileiros. Foi um dos fundadores da “física moderna” no Brasil e manteve uma produção científica respeitadíssima no Brasil e no exterior.

O livro e o debate apresentam Mario Schenberg (1914 – 1990) como um homem de partido, participante ativo das lutas democráticas no país, mas também um militante muito especial, pois foi um daqueles intelectuais de formação e interesse amplos, herdeiros do Renascimento e do Iluminismo, que fazem muita falta na cultura especializada do Brasil contemporâneo. Marxista heterodoxo e anti-stalinista, muito antes da morte de Stalin e do 20º Congresso do Partido Comunista da União Soviética, sempre pertenceu à “alma civilista”, institucional, parlamentar e democrática do comunismo brasileiro.

Sempre foi um defensor da pesquisa científica universitária, do desenvolvimento tecnológico nacional e da educação de qualidade. Além de físico teórico de trânsito internacional, com trabalhos de pesquisa científica admirado pelos seus pares, foi colecionador e crítico de arte, contribuindo para a carreira de diversos artistas brasileiros. Este livro preenche uma lacuna importante, trazendo ao público mais jovem a visão política de um dos nossos grandes cientistas.
Com este desafio de manter viva a memória de Mario Schenberg e debater a importância da sua atuação política, reuniram-se para este evento promovido pela Unesp, na Praça da Sé, em São Paulo:
Dina Lida Kinoshita – Bacharel, Mestre e Doutora em Física pela USP, possui especialização em Problemas Globais pelo Instituto de Ciências Sociais (atual Fundação Gorbachev, em Moscou). É Profa. Dra. aposentada do Instituto de Física da USP e membro do Conselho de Redação da Revista Política Democrática; do Conselho da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância (IEA/USP) e da Executiva Internacional da Associação Internacional dos Educadores para a Paz.

Silvio R. A. Salinas – Bacharel em Física e Professor Titular aposentado, ambos no Instituto de Física da USP. Doutor em Física pela Carnegie-Mellon University, Pittsburgh/EUA. Publicou artigos científicos e livros na área de física estatística, principalmente sobre propriedades de modelos estatísticos para transições de fase em sistemas de interesse físico.

Alberto Aggio – Graduado em História, Mestre e Doutor em História Social, todos pela USP. Professor Titular aposentado da Unesp, campus de Franca. Atuou como professor visitante na Universidade de Valencia (Espanha) e na Universidade Roma (Itália), onde realizou Pós-Doutorado. Atua na área de História Política, com ênfase em história política da América Latina contemporânea, cultura política e democracia, intelectuais e pensamento político. É autor de “Um lugar no mundo: estudos de história política latino-americana” (FAP/Contraponto, 2015).

Privacy Preference Center