Evento será realizado em alusão ao Dia Mundial da Internet Segura; publicitário Nuan Rodrigues vai ministrar palestra
Cleomar Almeida
A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) vai promover, das 13h às 14h de quarta-feira (6), a palestra gratuita e educativa Internet Segura: proteja-se dos perigos na rede, na Biblioteca Salomão Malina, no Conic, em Brasília. O evento, em alusão ao Dia Mundial da Internet Segura, será realizado com a presença do publicitário Nuan Rodrigues, especialista em Inbound Marketing e Diretor Estratégico da agência L2ZD. Os interessados não precisam fazer inscrição prévia.
O publicitário vai direcionar a palestra em forma de parceria, o que não gerará ônus para a fundação, de acordo com a coordenadora da biblioteca, Thalyta Jubé. Segundo ela, quem comparecer receberá um certificado de participação por e-mail, com as especificações do evento. “Aprender a utilizar a internet de forma positiva pode ajudar muitas pessoas que não têm conhecimento a se precaverem contra possíveis ameaças no mundo virtual”, afirma ela.
O Dia Mundial da Internet Segura ou Safer Internet Day (SID, sigla em inglês) é uma iniciativa mundial que mobiliza 65 países a promover o uso seguro e responsável das tecnologias de informação e comunicação. A ideia foi organizada inicialmente pela Rede Insafe, que reúne organizações que trabalham na promoção do uso consciente da rede nos países da União Europeia. A ONG (organização não-governamental) SaferNet Brasil realiza, há 11 anos, mobilizações em diversos pontos para promover o tema.
De acordo com o palestrante, com o crescimento rápido do uso da internet no Brasil, o curso Internet Segura é importante para conscientizar as pessoas dos perigos ligados ao uso da internet e também para ensiná-las a utilizá-la, de maneira segura, evitando ao máximo cair nos golpes e até mesmo nas mãos de criminosos que utilizam o meio de maneira nociva. “Acredito que, com a conscientização, podemos combater e evitar possíveis golpes e exposições prejudiciais através da internet”, ressalta Nuan.
A campanha do Dia Mundial da Internet Segura, conforme lembra Thalyta Jubé, preconiza a conscientização de um tema importante para o dia a dia das pessoas que utilizam a internet como ferramenta de trabalho, pesquisa, entretenimento e afins. “Todos, independentemente da motivo pelo qual utilizam as tecnologias e a internet, são vulneráveis a ações mal intencionadas de hackers, por exemplo, quando não se tem o conhecimento prévio de como identificar suas ações”, diz ela.
Segundo a coordenadora da biblioteca, a propagação de notícias e links falsos e de outros meios ilegais utilizados na rede tem aumentado consideravelmente devido à facilidade de sua disseminação pelas redes sociais. “Por isso, é importante orientar e educar a população para alertá-la desses indícios”, ressalta, para acrescentar: “Promover temas que colaborem com a educação e formação da sociedade é um dos papéis da biblioteca como centro de informação”.
O palestrante reforça que “quanto mais pessoas forem conscientizadas e aprenderem a prevenir os perigos, mais saudáveis se tornará o uso da internet”. “Por esse motivo, é de muita relevância a conscientização sobre os perigos para que se aprenda a fazer prevenção e, posteriormente, replicar o aprendizado a amigos e familiares e, assim, combater esses perigos e golpes cada vez mais”, acentua Nuan Rodrigues.
A seguir, confira a programação do conteúdo previsto para a palestra:
– Fake News
– O que são Fake News?
– Como identificar as Fake News?
– Como combater as Fake News?
– Proteja suas senhas
– Cuidados ao criar suas senhas.
– Altere suas senhas regularmente.
– Se proteja de phishing e códigos maliciosos.
– Proteja seus dispositivos móveis.
– Tenha cuidado ao usar dispositivos de outras pessoas.
– Segurança no Comércio Eletrônico
– Facilidades do comércio eletrônico.
– Riscos de golpes no comércio eletrônico.
– Principais riscos de golpe.
– Cuidados a serem tomados.
– Privacidade
– Aviso ou consentimento prévio.
– Riscos principais.
– Cuidados a serem tomados.