Eleições 2024: Sergio Denicoli explica três pontos que movem as redes

Cientista de dados ministra quarta aula do Curso Online para Candidatos e Assessores
Sergio Denicoli

Comunicação FAP

O CEO da AP Exata e cientista de dados, Sergio Denicoli, pós-doutor pela Universidade do Minho e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), explica que as redes sociais são movidas por “sentimentos, memória e utilidade”. Ele vai ministrar, no dia 7 de maio, a partir das 19 horas, a quarta aula do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23. “Político hoje deve ser um pop star nas redes”, afirma ele.

A seguir, veja o vídeo da aula:

Para mais informações sobre o Curso Online para Candidatos e Assessores, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338. As inscrições continuam abertas (Clique no link ao final do texto).

“Há três pontos que marcam as redes sociais hoje: os sentimentos compartilhados, a memória lustrada e a utilidade dos conteúdos”, destaca Denicoli, que é autor do livro TV digital: sistemas, conceitos e tecnologias.

No caso dos sentimentos compartilhados, segundo o especialista, estão aqueles relacionados aos laços familiares e de amizade, ao romance, às tendências do momento e às paixões pelos mais diversos temas, sejam eles esportes, música, animais, entre outros.

“A imagem do político é construída nas redes com ele se mostrando como um cristão exemplar, bom pai ou mãe, um bom filho, um amigo fiel, um companheiro que nutre uma relação amorosa respeitosa e romântica, uma pessoa bem disposta, moderna e antenada. Alguém com determinação e firmeza para tomar decisões, mas que tenha senso de humor”, explica.

A memória lustrada, segundo Denicoli, é outro ponto importante e se refere a algo nostálgico, que elimina os pormenores negativos de uma determinada época, para se centrar na ideia de acontecimentos grandiosos, baseados em lembranças afetivas em comum e um desejo de ver o presente repetir esse suposto passado glorioso.

“Em termos de propostas, não basta apenas anunciar uma obra ou um projeto. É importante explicar a transformação que algo vai causar na vida dos cidadãos. Por isso, a divulgação dos planos para um mandato deve ser clara, bem ilustrada e factível. Como se trata de uma eleição municipal, os moradores de uma cidade querem mudanças relevantes em suas ruas, em seus bairros e nos serviços públicos que utilizam. Mais do que ataques ao opositor, eles buscam soluções”, acentua.

> O que pode e o que não pode na pré-campanha: Advogado explica regras das eleições 2024

> Amom Mandel revela estratégias para candidato vencer as eleições 2024

> Eleições 2024: Curso Online para Candidatos e Assessores registra 1.500 inscrições

> Campanha eleitoral com pouco dinheiro: FAP e Cidadania iniciam novo módulo de curso

De acordo com Denicoli, a criatividade é um importante ativo. “É preciso despertar a curiosidade de forma inovadora. Agendas enfadonhas de políticos não são um conteúdo relevante. Mas edições descontraídas e disruptivas estão em alta”, ressalta.

Ele lembra que as redes são feitas de tendências, que vão sendo replicadas. “O TikTok hoje é a rede que mais apresenta as trends do momento, seja em termos de conteúdo, seja em termos de áudio, ou de edição de vídeo. As publicações são rápidas e dinâmicas, e o mais importante: deve-se captar a atenção do internauta nos três primeiros segundos de um vídeo, para evitar que ele passe para outro”, sugere.

Na avaliação do especialista, um político atualmente é também um porta-voz do seu mandato e de suas ideias e deve estar preparado para ser um pop star nas redes e aguentar as consequências  positivas e negativas da superexposição que o ambiente eleitoral exige. “É esse o mundo atual”, assevera.

O Curso

O curso é ministrado na modalidade de formação continuada, por meio da sala virtual do Zoom. O link é enviado diretamente para a turma antes de cada aula. Os interessados ainda podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente.

As aulas são ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, e todas ficam disponíveis para acesso ilimitado no canal da fundação no Youtube. Será enviado certificado para todos as pessoas concluintes do curso de formação política.

O primeiro módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores foi realizado de setembro a dezembro de 2023.

Em caso de dúvida, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338

É o quarto curso de capacitação focado em formação política realizado pela FAP.

Privacy Preference Center