2013-2018: Cinco anos dos movimentos pela renovação da política no Brasil

IMAGEM_CAUSA_POST

O ano de 2018 será fundamental para testarmos na prática a renovação da política, o aprimoramento das instituições republicanas e a atualização dos instrumentos democráticos, teses que surgiram com força descomunal a partir das já históricas manifestações populares de junho de 2013. Nem parece, mas terão se passado mais de cinco anos quando o brasileiro que foi às ruas voltar às urnas para votar para presidente, senadores, deputado federal, deputado estadual e governador no próximo dia 7 de outubro.

#ProgramaDiferente acompanhou cada um destes movimentos e seus personagens, desde as mobilizações espontâneas contra o aumento das tarifas de transporte até os mais recentes agrupamentos surgidos com fins eleitorais, passando pelas manifestações favoráveis e contrárias ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e posteriormente os protestos pelo #ForaTemer.

Aqui fazemos um registro temporal destes cinco anos dos movimentos que defendem uma nova forma de fazer política. Das aparições pioneiras do MBL – Movimento Brasil Livre e do Vem Pra Rua aos mais recentes, como o Agora, o Acredito e o Renova Brasil, com vistas a influenciar o processo eleitoral de 2018 e tendo como protagonistas cidadãos das mais diversas origens, mas todos chegando de fora do meio político-partidário com a expectativa de mudar o país para melhor. Assista.

Privacy Preference Center