Day: dezembro 17, 2024
Maria Lucia, presente!
Nós, diretores e conselheiros da Fundação Astrojildo pereira (FAP), com grande pesar, lamentamos o falecimento da professora Maria Lucia Teixeira Werneck Vianna, do Instituto de Economia (IE), na manhã de segunda-feira (16/12), aos 81 anos.
Professora de Ciência Política no Instituto de Economia da UFRJE, Maria Lucia foi decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ) e diretora de Graduação e Administrativa do IE. Era, reconhecidamente, uma das maiores especialistas em seguridade social do país.
Mulher à frente de seu tempo, em 1962 ingressou no curso de Ciências Sociais, na antiga Faculdade Nacional de Filosofia. No movimento estudantil, fez parte do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional de Estudantes (UNE), ao lado de Antônio Carlos da Fontoura, Cacá Diegues, Ferreira Gullar e Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha. Com outros 15 estudantes, foi expulsa da FNF pelo Decreto-Lei 477/69, durante a ditadura militar.
Formou-se em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ e obteve título de doutora pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Em 1986, ingressou na UFRJ como professora, onde desenvolveu destacada produção acadêmica e participação da formação de novos pesquisadores e especialistas.
Militante do antigo PCB, durante o regime militar, fez parte de uma geração que abriu caminho para todas as mulheres, em todos os campos de atividade social e profissional. Maria Lucia foi uma voz ativa contra o autoritarismo, apesar de sofrer toda sorte de perseguições, inclusive a prisão.
Nunca perdeu a esperança no Brasil e no povo brasileiro, sempre integrada às lutas pela democracia e contra as injustiças sociais. Foi casada com o sociólogo Luiz Werneck Vianna, com quem teve quatro filhos. Deixa também nove netos e um bisneto, além de uma legião de ex-alunos e amigos.
Em nome da Fundação Astrojildo Pereira, transmitimos nossos sentimentos à família.
Marcelo Aguiar
Diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira (FAP)