Day: março 2, 2016

ONU Mulheres promove pesquisa com homens brasileiros sobre igualdade de gênero

Parceria com portal ‘PapodeHomem’ e Grupo Boticário busca entender como homens podem participar do diálogo pelo empoderamento das mulheres; saiba aqui como participar da pesquisa.

Uma em cada três mulheres sofre violência de algum homem ao longo da vida. Entre as 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEOs mulheres. Dados como estes levaram a ONU Mulheres e o portal PapodeHomem, com viabilização do Grupo Boticário, a realizar uma pesquisa nacional para entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero.

Com lançamento no dia 1º de março, o levantamento quer identificar também como as mulheres percebem o papel dos homens na sua vida e na sociedade hoje, apontando as principais tensões culturais que geram sofrimento e desigualdade entre os gêneros.

Realizada em dois módulos, a pesquisa começou com uma etapa qualitativa, que já passou por Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de histórias inspiradoras – e também aprofundando o tema com especialistas e pessoas comuns. A segunda etapa, lançada agora, é quantitativa, de âmbito nacional.

https://www.youtube.com/watch?v=ZJ64IPTAMSU

O resultado da pesquisa quantitativa e as entrevistas farão parte de um documentário sobre o tema, que será divulgado mundialmente ainda este ano. O trabalho faz parte do movimento global ElesPorElas (HeForShe), lançada pela ONU Mulheres em 2014 por meio de um vídeo de grande popularidade com a atriz Emma Watson. Uma das propostas centrais é investigar como se formam, se sustentam e de que modo é possível enfrentar os estereótipos masculinos nocivos, que perpetuam a desigualdade de gênero.

A representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, faz o convite para um ampla participação: “Convidamos os homens brasileiros a participar dessa pesquisa inédita sobre masculinidade. Precisamos saber o que eles pensam sobre si mesmos, a relação que têm com as mulheres, a maneira como vivem o dia a dia e como enxergam a vida e a sociedade”.

“Chegou a hora de os homens pensarem sobre o papel que eles têm na construção da igualdade de gênero, como propõe o movimento ElesPorElas, em que eles devem defender os direitos das mulheres para a fazer a mudança inclusiva que o mundo precisa”, acrescentou.

Participe da pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/pesquisaelesporelas

Fonte: nacoesunidas.org


João Doria e Andrea Matarazzo vão disputar o 2º turno das prévias do PSDB

O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, faz em primeira mão uma análise do resultado do 1º turno das prévias para a escolha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, realizado neste domingo, 28 de fevereiro, e também uma projeção do 2º turno entre o empresário João Doria Jr. e o vereador Andrea Matarazzo, agendado para o dia 20 de março. Assista.

Com mais de seis horas de atraso, às 2h da manhã desta segunda-feira, foram anunciados os votos dos três pré-candidatos tucanos: num total de 6.216 votos apurados, muito abaixo da expectativa, Doria ficou à frente com 43,13% (2.681 votos), contra 32,89% de Matarazzo (2.045 votos). Em terceiro lugar, com 22,31%, ficou o deputado federal Ricardo Tripoli (1.387 votos). Outros 260 votos, de pelo menos quatro zonais, ficaram de fora da totalização por problemas técnicos (mas eles não alterariam o resultado final).

As votações e a apuração foram marcadas por polêmicas, confusões e até agressões físicas (flagradas em pelo menos um diretório, o do Tatuapé). Antes da divulgação dos números, o ex-governador Alberto Goldman e o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, pediram à executiva municipal do PSDB a impugnação da pré-candidatura de Doria.

Segundo a petição de Goldman, apoiador de Matarazzo, e Aníbal, aliado de Tripoli, o adversário João Doriateria cometido abuso de poder econômico, propaganda irregular nas proximidades dos locais de votação (com panfletos, cavaletes e carro de som), transporte de eleitores, boca-de-urna e infrações da lei da Cidade Limpa.

Consultados, advogados contratados pelo PSDB informaram que a legislação eleitoral permite esse tipo de propaganda interna e externa nos dias de prévias partidárias. Outras denúncias ainda serão apuradas, mas o presidente do PSDB paulistano, vereador Mario Covas Neto, descartou qualquer possibilidade de cancelamento do resultado.

Reveja as entrevistas exclusivas que foram realizadas pelo #ProgramaDiferente com os pré-candidatos que se enfrentarão no 2º turno: o vereador Andrea Matarazzo e o empresário e apresentador de TV João Doria.

As entrevistas tiveram a participação de Humberto Laudares, do Movimento Onda Azul, e Fernando Gouveia, do site Implicante; além do jornalista e apresentador Mauricio Huertas e do presidente do PPS paulistano, Carlos Fernandes, ex-subprefeito da Lapa e supervisor de fiscalização da SPTrans nas gestões dos prefeitos José Serra eGilberto Kassab.